O Banco Central divulgará no dia 6 de junho o Relatório de Economia Bancária de 2023. O Relatório estará disponível no site do BC na internet às 8h. Às 11h, o diretor de Política Econômica, Diogo Guillen, o diretor de Organização do Sistema Financeiro e de Resolução, Renato Gomes, e o diretor de Fiscalização, Ailton Aquino, concederão entrevista coletiva presencial no auditório Dênio Nogueira do Edifício-Sede do Banco Central, em Brasília.
Os jornalistas interessados em participar presencialmente da entrevista precisarão se identificar na recepção do Banco Central, em Brasília. As perguntas da imprensa poderão ser feitas presencialmente ou por mensagem para bccoletiva@bcb.gov.br .
A entrevista coletiva será transmitida pelo Canal do Banco Central no YouTube.
Publicado anualmente, o Relatório traz análises e informações sobre o mercado de crédito, decomposição do Índice de Custo do Crédito (ICC) e do seu spread, captações, concentração e competição no setor financeiro, rentabilidade das instituições financeiras e inovações financeiras.
Divulgações antecipadas de boxes
O BC divulgará quatro boxes do Relatório de Economia Bancária nos dias que antecedem a divulgação do documento completo. Os estudos estarão disponíveis na área de boxes do Relatório no site do BC. Abaixo os temas, datas e horários das divulgações:
1 – Custos das Remittances no Brasil – 28/5 – às 10 horas;
2 – Concentração nos mercados de credenciamento e de emissão de cartões de pagamento – 3/6 – às 10 horas;
3 – Evolução da eficiência do Sistema Financeiro Nacional sob o ponto de vista da otimização de recursos – 4/6 – às 10 horas;
4 – Expansão do número de usuários ativos de serviços financeiros – 05/06 – às 10 horas.