O Brasil terá dois representantes nas semifinais dos 400 metros com barreiras da Olimpíada de Paris, na França. O paulista Alison dos Santos, o Piu, e o cearense Matheus Lima garantiram as respectivas vagas nas baterias desta segunda-feira (5) pela manhã, realizadas no Stade de France. A disputa por classificação à final será nesta terça-feira (6), a partir das 14h35 (horário de Brasília).
Purple track, purple hair 💜
2022 world champ @PiuzeR cruises to an easy 48.75 to advance to the 400m hurdles semi-finals.#Paris2024 #Olympics pic.twitter.com/n6jTobuNbY
— World Athletics (@WorldAthletics) August 5, 2024
Notícias relacionadas:
- Brasil bate Polônia para garantir melhor campanha do vôlei na 1ª fase.
- Evandro e Arthur Lanci avançam para quartas do vôlei de praia.
- Vela: Bruno Lobo estreia em quarto lugar na Fórmula Kite.
Campeão mundial da prova em 2022 e medalhista de bronze nos Jogos de Tóquio, no Japão, um ano antes, Alison disputou a terceira bateria do dia e acabou na terceira posição, em 48s75. O brasileiro, favorito a medalha em Paris, liderou a maior parte do percurso, mas diminuiu o ritmo na reta final e foi ultrapassado pelo estadunidense CJ Allen e o estoniano Rasmus Magi. Mesmo assim, foi o suficiente para se classificar, já que os três primeiros avançavam às semifinais.
Já Matheus cresceu nos metros finais da quinta bateria e avançou com o segundo melhor tempo, com 48s90, ficando atrás somente do jamaicano Malik James-King. Estrante em Olimpíada, o barreirista foi medalhista de prata nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile, no ano passado.
RUMO À SEMI! 🏃🏽
Em sua estreia nos #JogosOlímpicos, Matheus Lima termina na segunda posição da bateria, com o tempo de 48s90, e avança à semifinal dos 400m com barreiras.
📸Wander Roberto/COB#TimeBrasil #Paris2024 pic.twitter.com/tncuZiZl0q
— Time Brasil (@timebrasil) August 5, 2024
Principais adversários de Piu na briga pelo ouro, o norueguês Karsten Walholm e o estadunidense Rai Benjamin também avançaram às semifinais sem dificuldades. O primeiro, campeão olímpico em Tóquio e recordista mundial da prova, venceu a segunda bateria com 47s58, enquanto o segundo, prata na última Olimpíada, fez 48s82 e levou a melhor na bateria que abriu as disputas nesta segunda.
A final dos 400 m com barreiras está prevista para sexta-feira (9), às 16h45 (horário de Brasília).