A Ultramaratona teve início na noite deste sábado (29), com provas que tiveram a duração de 12h, 6h, 3h e 1h. A largada foi em frente à Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB), na Praia Campista. O evento é promovido pela Associação de Corredores de Rua de Macaé (Ascom) e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Macaé e teve em média a participação de 150 atletas da região e de outras cidades. A competição servirá como pontuação no ranking mundial e premiará com cinturão quem bater o recorde em sua categoria. O presidente da Ascom, Adenilson Aprigio, conta que teve a ideia de realizar a Ultramaratona por causa da sua esposa, Vera Mota, que também é uma das organizadoras do evento.
“Vimos que em outras cidades tinha esse tipo de competição e em Macaé, nós ainda não tínhamos. Para essa edição contamos com a presença de atletas da região e de outros estados do país. A premiação foi troféus do 1º ao 5º colocado, nas categorias feminina e masculina e ainda cinturão para os atletas que quebram o recorde. Gostaria de agradecer a Secretaria de Esporte pelo apoio e a segurança também”, contou.
O vice-prefeito, Dr. Fabiano Paschoal prestigiou o evento e também ressaltou a importância do governo municipal incentivar a prática de esporte.
“Parabenizo a todos os participantes e é bom saber que o governo municipal está contribuído com eventos esportivos de várias modalidades”, disse.
O secretário Municipal de Esportes, César Maillet, também esteve prestigiando o evento.
“Temos atletas aqui de alto nível e estamos aqui para apoiar a todos e incentivar competições e a prática de esportes por toda a população macaense”, destacou.
Treinos intensos
Para participar de uma Ultramaratona, a rotina do atleta tem que ser de treinos intensos se quiser alcançar bons resultados, como é o caso do encarregado de manutenção, Luciano Fernandes Loureiro, que participou da prova de 12 horas.
“Treino três vezes na semana e procuro antes das competições ter uma alimentação mais balanceada rica em carboidratos e proteínas”, revela.
Ele acrescentou ainda que a “paixão” pela corrida teve início em 2009, quando acompanhava as maratonas. “Decidi experimentar e não pretendo mais parar e quero sair com um troféu”, disse confiante.
A dona de casa, Edna Santos, começou a correr há 12 anos e também participou da prova de 12 horas.
“Já participei da Ultramaratona que foi realizada na região serrana e agora pela primeira vez aqui em Macaé”, comentou.
Para participar da prova, a rotina de treinos da dona de casa é intensa. “Faço musculação duas vezes por semana e corro de três a quatro vezes também. Gosto de participar das competições, pois além de fazer novos amigos, mantenho a saúde em dia”, concluiu.