Palestra do “Agosto Dourado” apresentou mitos e verdades sobre o importante ato



A Prefeitura de Rio das Ostras, por meio da Secretaria de Saúde, realizou nesta quinta-feira, dia 21, uma roda de conversa sobre mitos e verdades do aleitamento materno. A atividade, que faz parto do “Agosto Dourado”, mês em que o mundo se mobiliza em torno da conscientização sobre a importância do aleitamento materno, aconteceu no Centro de Saúde da Extensão do Bosque, e reuniu pacientes dos Programas Municipais de Pré-Natal, Saúde da Mulher e de Controle e Cessação do Tabagismo, entre outros e suas redes de apoio.
Até o fim do mês, as unidades de saúde do Município aderem à Campanha Mundial de Aleitamento Materno, com oferta de atividades variadas, incluindo palestras, rodas de conversa, salas de espera interativas, grupos de gestantes e nutrizes, encontros intergeracionais e ações de capacitação para profissionais. Essas atividades possuem como objetivo a priorização do aleitamento materno e a construção de ambientes de apoio às mães que amamentam.
Durante a apresentação a coordenadora de Saúde da Mulher, Joceana Lopes, falou sobre a importância do combate aos mitos em torno da amamentação e da criação de sistemas de apoio para essas mulheres. “A gente sabe que é um momento muito difícil para a mulher. Por isso hoje estamos aqui para conversar, tirar dúvidas e fortalecer informações verídicas. Um exemplo de informação incorreta e perigosa é a existência de leite fraco. Infelizmente durante esse período são tantas inseguranças que a mulher acaba acreditando em informações como essa. Por isso é tão importante ter redes de apoio munida de informações e carinho para essas mães”, observou.
Atualmente o Programa de Pré-Natal do Município está atendendo cerca de 320 gestantes. E o de Tabagismo, 120 mulheres.
HORA DO MAMAÇO – No dia 30 de agosto, a campanha se encerra na Casa de Cultura Bento Costa Júnior, com “A Hora do Mamaço”. A atividade reúne gestantes, nutrizes, redes de apoio e comunidade, numa grande roda de conversa sobre os desafios do aleitamento materno. Nessa ação, as mães se reúnem para amamentar seus filhos como um ato em defesa ao livre aleitamento. A atividade é coordenada pelo grupo voluntário Colo Coletivo, com o apoio da Prefeitura.
AGOSTO DOURADO – A campanha recebeu o nome de “Agosto Dourado”, relacionando a cor dourada à qualidade do leite materno. A Prefeitura de Rio das Ostras, por meio da Secretaria de Saúde, programou atividades durante todo o mês, nas unidades de saúde, incluindo as ações pela Semana Mundial de Aleitamento Materno de 2025, que tem como tema “Priorize a Amamentação: Crie Sistemas de Apoio Sustentáveis”.