
Gestores da Prefeitura de Rio das Ostras participaram, em Quissamã, de um encontro com o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, que apresentou o Programa Novas Rotas, desenvolvido pelo Governo Federal. A iniciativa tem como objetivo ampliar a visitação de turistas estrangeiros ao interior do Estado do Rio de Janeiro.
O encontro aconteceu no Quilombo da Fazenda Machadinha e reuniu representantes de diferentes municípios da região da Costa do Sol. Rio das Ostras esteve representada pelo secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rodrigo Peleteiro, pela chefe de gabinete, Fabiana de Souza, e servidores públicos.
Durante a reunião, foram discutidas estratégias para o fortalecimento do turismo regional, incluindo a criação de um consórcio turístico e econômico entre os municípios. A proposta visa consolidar uma atuação integrada, capaz de ampliar a competitividade e atratividade da Região junto a visitantes nacionais e internacionais.
Outro ponto em destaque foi a exploração sustentável do Parque Nacional de Jurubatiba, área de proteção ambiental que se estende pelos municípios de Macaé, Quissamã e Carapebus. O debate buscou alinhar a preservação ambiental e potencial econômico, considerando o Parque como ativo estratégico para o desenvolvimento do turismo de natureza.
NOVAS ROTAS – A agenda do programa Novas Rotas integra as ações da Embratur para descentralizar o turismo estrangeiro no Brasil, estimulando novos destinos fora das capitais e ampliando as oportunidades de negócios e geração de renda para as cidades do interior.
“Pesquisas apontam que o Estado do Rio de Janeiro vive um momento de crescimento do fluxo internacional de turistas. É um grande momento para desenvolver projetos que atraiam visitantes para o interior”, disse Rodrigo Peleteiro.