
Para ampliar a prevenção a alagamentos e reduzir impactos ambientais, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Rio das Ostras mantém frentes de trabalho em diversos bairros do Município.
A autarquia realiza serviços de vistoria e desobstrução das redes de drenagem, além da fiscalização de despejo irregular de esgoto, com ações concentradas nesta semana em Nova Cidade e Gelson Apicelo.
Os trabalhos incluem a inspeção e limpeza de caixas ralos e galerias, estruturas essenciais para o correto escoamento das águas pluviais. A manutenção do sistema de drenagem contribui para evitar alagamentos em períodos de chuva e para preservar a qualidade dos corpos hídricos, como rios, lagoas e áreas costeiras de Rio das Ostras.
Paralelamente, o SAAE realiza vistorias para identificar ligações irregulares de esgoto na rede de drenagem, prática que compromete a Saúde Pública e o Meio Ambiente. O despejo inadequado de resíduos faz com que dejetos cheguem às praias e cursos d’água, além de provocar obstruções nas galerias, sendo uma das principais causas de alagamentos durante as chuvas.

