
Estado e Prefeitura se unem na promoção de ações para prevenir desaparecimento de crianças e adolescentes durante os festejos
Com a proximidade do Carnaval e o aumento da circulação de pessoas nos espaços públicos, o Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Fundação para a Infância e Adolescência (FIA-RJ), em parceria com a Prefeitura de Rio das Ostras, promoverá ações de prevenção ao desaparecimento de crianças e adolescentes durante todo o período carnavalesco, por meio do programa SOS Folia. Entre as iniciativas está a distribuição de pulseiras de identificação.
Segundo a FIA-RJ, o desaparecimento de crianças e adolescentes tende a aumentar nesta época do ano, especialmente em locais como transportes públicos, rodoviárias, praias e áreas de grande concentração de público. Por isso, ações educativas e preventivas são fundamentais para reduzir riscos e garantir mais segurança às famílias.
A coordenadora do Núcleo de Atendimento à Criança e ao Adolescente (NACA) de Rio das Ostras, Jane Domingos, explicou que a iniciativa tem como principal objetivo prevenir o desaparecimento de crianças e adolescentes em ambientes de grande circulação, além de promover a cultura da identificação e orientar pais e responsáveis sobre cuidados essenciais em períodos de maior fluxo de pessoas.
“Com ações realizadas em locais estratégicos e de grande circulação, o programa SOS Crianças Desaparecidas aposta na prevenção como principal ferramenta de enfrentamento ao desaparecimento infantil. A mobilização em locais de grandes aglomerações reforça a importância de medidas simples e acessíveis, capazes de reduzir riscos e ampliar a segurança de crianças e adolescentes em períodos de intenso deslocamento de pessoas”, observou a coordenadora.
A iniciativa também contará com o reforço dos colaboradores dos programas da FIA já em atuação no município, como o NACA (Núcleo de Atendimento à Criança e ao Adolescente), o PTPA (Programa Trabalho Protegido na Adolescência) e o Prepara o Futuro.
PULSEIRAS DE IDENTIFICAÇÃO – A distribuição das pulseiras de identificação será feita em pontos estratégicos da Cidade, especialmente em locais de aglomeração. Rio das Ostras é uma das cidades do Estado que mais recebem turistas no período carnavalesco. O apoio do SOS Folia é fundamental para garantir um Carnaval de paz e segurança.
“A prevenção é sempre o melhor caminho. A pulseira de identificação é uma ferramenta simples, mas extremamente eficaz, que ajuda a evitar situações de desespero e permite uma resposta rápida caso a criança se perca. Nosso trabalho é orientar as famílias e reforçar que pequenos cuidados fazem toda a diferença, especialmente em períodos de grande movimentação, como o verão e o Carnaval”, destacou Jane.

