O governo russo informou que uma estrutura de ligação vital com a Crimeia foi parcialmente reaberta após explosão e chamas. O presidente Vladimir Putin instruiu o serviço de segurança da Rússia a reforçar a segurança nas conexões de gás e energia com a Crimeia.
O Comitê Nacional Antiterrorismo da Rússia informou no sábado que um caminhão explodiu na única ponte rodoviária ligando a Crimeia ao sul da Rússia. Duas seções da ponte desmoronaram.
A explosão também provocou a detonação de tanques de combustível transportados por um trem em uma ponte ferroviária paralela. O Comitê de Investigação da Rússia declarou que três pessoas morreram.
Putin instruiu seu governo a formar uma comissão para investigar o incidente.
Putin também assinou um decreto outorgando autoridade ao Serviço de Segurança Federal para reforçar a segurança na ponte de linha de transmissão de eletricidade e gasoduto ligando Rússia e Crimeia.
A ponte com a Crimeia é utilizada como rota estratégica de suprimentos oriundos da Rússia. Danos à estrutura devem prejudicar as atividades das forças russas.
O governo russo declarou que as ligações foram parcialmente reabertas para veículos e trens. A pasta responsável pela defesa do país informou que tropas russas mobilizadas no sul da Ucrânia estão recebendo suprimentos por via terrestre ou marítima.
Autoridades ucranianas não declararam se houve envolvimento do país na explosão. Contudo, anteriormente este mês, um dos assessores mais próximos de Putin alertou durante uma reunião na Crimeia que havia um elevado risco de sabotagem ou terrorismo.
NHK