O governo do Afeganistão, chefiado pelo grupo extremista Talibã, anunciou que as mulheres não poderão mais frequentar universidades no país. A decisão é válida por tempo indeterminado e vale para universidades públicas e privadas. A medida tem efeito imediato, com isso muitas estudantes foram impedidas de realizar provas de fim de semestre.
A presença feminina já estava vetada em alguns cursos específicos há meses desta vez a medida é válida para todas as áreas do estudo. Veículos militares foram enviados para as portas das universidades e agentes do governo bloquearam a entrada das mulheres e ordenaram que elas retornassem para casa. Alunas e familiares pediram ajuda a Comunidade Internacional para pressionar o governo afegão.
A decisão foi criticada pela Organização das Nações Unidas (ONU). Representante da organização afirmaram que essa é mais uma promessa quebrada pelo Talibã e lembraram mulheres têm perdido espaço no país em diversas áreas desde a volta do grupo extremista ao poder, em agosto do ano passado.
O atual governo não é formalmente reconhecido pela Comunidade Internacional e a decisão de retirar as mulheres das Universidades deve dificultar ainda mais esse reconhecimento.
Conheça a programação da sua TV Brasil: http://tvbrasil.ebc.com.br/
Siga a TV Brasil nas redes sociais:
Facebook – https://www.facebook.com/tvbrasil
Twitter – https://twitter.com/TVBrasil
Instagram – https://www.instagram.com/tvbrasil
TikTok – https://www.tiktok.com/@tvbrasil