O Twitter anunciou nesta semana novas regras para perfis verificados na plataforma. A partir de agora, empresas, organizações sem fins lucrativos e organizações de todos os tipos terão que pagar US$ 1.000/mês (R$ 5 mil, na cotação atual) para terem seus perfis verificados nas redes e podem distribuir crachás de verificação para contas afiliados. Além disso, quem não assinou o Twitter Blue perderá o selo azul de verificação. Essas mudanças fazem parte de uma iniciativa para combater a falsificação de identidade e dar mais confiança aos perfis na plataforma. No entanto, essas mudanças podem ter um impacto negativo na imagem do Twitter.
O objetivo do Twitter é combater a falsificação de identidade, mas as novas regras podem levar a uma redução na confiança dos perfis verificados. Isso porque, com a introdução das novas regras, a verificação passa a ser vista como algo que pode ser comprado, em vez de algo que é concedido com base em mérito. A partir de agora, qualquer pessoa ou empresa com dinheiro pode se tornar um perfil verificado, independentemente de sua confiança. Esta situação pode levar a uma desvalorização do selo de verificação, que perde seu valor como um símbolo de segurança e confiança.
Além disso, a perda do selo de verificação para quem não assinou o Twitter Blue também pode gerar uma reação negativa por parte dos usuários da plataforma. Muitos usuários que têm o selo de verificação associam isso a uma validação de sua autoridade e confiança. A remoção deste selo pode levar a uma perda de visibilidade, entusiasmo e influência na plataforma, o que pode ser prejudicial para quem utiliza o Twitter como ferramenta de trabalho.
No geral, as novas regras para perfis verificados no Twitter podem ter um efeito negativo na confiança e credibilidade da plataforma. A verificação de perfis é uma ferramenta importante para combater a falsificação de identidade, mas a introdução de novas regras que adicionam a compra de verificação pode levar a uma perda de confiança por parte dos usuários da plataforma. O Twitter precisa reconsiderar sua abordagem para garantir que a verificação de perfis continue a ser um símbolo de confiança e confiança na plataforma.