Com a presença da ministra da Cultura, Margareth Menezes, foi aberta hoje, em São Paulo, a 13ª edição da Feira do Empreendedor. Ao longo dos quatro dias do evento, no SP Expo, zona sul da capital paulista, são aguardadas mais de 100 mil pessoas.
“A feira traz soluções e parcerias para todos os públicos, além de apoio aos micros e pequenos empreendedores, que são os que podemos transformar “, afirma Nelson Hervey Costa, diretor-superintendente do Sebrae-SP, destacando o foco em inovação e sustentabilidade da edição 2024.
Com o objetivo de fomentar a cultura empreendedora no país, a FE 24, como é chamada, tem como diferencial reunir expositores novatos de diversos setores (moda, doces, bebidas, presentes, comidinhas), estandes de parceiros públicos (prefeituras, agências de fomento econômico) e privados (fintechs, software services), ao lado de conteúdos exclusivos com especialistas do mercado e consultoria do Sebrae em espaços temáticos (crédito, tecnologia, gestão financeira, marketing, soluções digitais etc.).
“Venho todo ano em busca de conhecimento que eu possa aplicar no meu negócio e compartilhar com meus grupos”, conta Juliana Favoretti Tomase, presidente do Conselho de Mulheres Empreendedoras de São Carlos (SP). Com o apoio do Sebrae, o Conselho incentiva a formalização das mulheres que começam a empreender na cidade.
Cerca de 35 integrantes vieram à feira por meio das missões empresariais gratuitas, organizadas pelos escritórios regionais do Sebrae no estado de São Paulo. “São mais de 77 missões empresariais, de 419 municípios, com todo o suporte ao empreendedor e a quem quer empreender”, assegura Marco Vinholi, diretor-técnico do Sebrae-SP.
Networking e negócios
Participando pela primeira vez do evento, no estande da Prefeitura de Miracatu (SP), região do Vale do Ribeira, a guia de turismo autônoma Karine Almeida estava ansiosa para fechar negócios com agências de viagens. “Temos mais de 50 cachoeiras catalogadas, além de trilhas e excelentes condições para camping, mountain bike e cavalgada”, comenta, empolgada.
Já Wesley Gomes, fabricante de paçocas e pés-de-moleque 100% à base de amendoim e rapadura, sem conservantes, comercializava seus tentadores docinhos no “Shopping do Pequeno”, área delimitada da feira para a venda direta entre produtor e consumidor.
“Há dois anos, vim como visitante. Neste ano, me inscrevi no edital e consegui vir como expositor para fazer networking. Negócios são consequência”, comemora o fundador do Rei do Pé de Moleque, marca caseira que já pode ser encontrada em padarias de bairro e em uma grande rede de supermercado.
Para quem gosta de banana, a Cooperativa Cooperabam trouxe para a feira deliciosas balas nos sabores tradicional, zero açúcar e canela, além da versão salgada no formato chips. Segundo a engenheira agrônoma Juliana Santos, o objetivo é agregar valor à fruta e seus derivados. “Nada a preço de banana, queremos é trazer a tecnologia do grande produtor rural para a agricultura familiar, valorizando a venda e melhorando as condições de vida dos pequenos.”
Serviço:
Feira do Empreendedor 2024
SP EXPO: Rodovia dos Imigrantes, 1,5 km
De 11 a 14/10/24, das 10h às 20h