Município mobilizou a população em torno da prevenção e combate à tuberculose e à hanseníase

A Praça José Pereira Câmara, no Centro de Rio das Ostras, recebeu na quarta-feira, dia 20, ações de saúde relativas à prevenção e ao combate à tuberculose e à hanseníase, por conta das campanhas do Agosto Laranja e Agosto Roxo, respectivamente. Durante o evento, a população também pôde fazer testes rápidos para HIV, sífilis e hepatite.
Como parte da programação, o Município recebeu a carreta “Tuberculose Sobre Rodas”, que promoveu uma busca ativa de casos sintomáticos respiratórios (pessoas que apresentam tosse por período maior ou igual a 15 dias) e orientou a população sobre os sinais e sintomas da doença. O objetivo dessa ação também foi de, caso fossem diagnosticados novos casos, a Saúde pudesse encaminhá-los para tratamento, para que a cadeia de transmissão seja interrompida.
ENCAMINHAMENTOS – Durante a mobilização, a equipe realizou mais de 700 atendimentos de orientação sobre a doença, com a distribuição de folders informativos. A busca ativa resultou na identificação de sete casos de sintomáticos respiratórios. Como encaminhamento, foram solicitadas as pesquisas de BAAR (Bacilo Álcool-Ácido Resistente) no escarro, um exame crucial para confirmar a presença da bactéria causadora da tuberculose.
A ação foi além de uma campanha informativa, servindo como uma estratégia completa, que ligou a educação ao rastreamento e ao encaminhamento para diagnóstico, sendo um exemplo eficaz de como combater a tuberculose.
O evento também chamou a atenção para a hanseníase, servindo de incentivo para que as pessoas procurem atendimento ao notar qualquer sintoma para receber o tratamento adequado. A orientação também é uma forma de combater o estigma das pessoas com essa doença.
O Município vem mantendo nas unidades de saúde, atividades de Educação em Saúde sobre tuberculose e hanseníase para informar a população.
TESTES – Na ocasião, 140 pessoas realizaram testes rápidos de HIV e sífilis, uma vez que pessoas com HIV apresentam um risco significativo de adoecer por tuberculose. Uma pessoa testou positivo para sífilis e foi encaminhada para tratamento.
HANSENÍASE – A hanseníase é uma doença infecciosa crônica que afeta principalmente a pele, os nervos periféricos e, em alguns casos, as mucosas. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado são cruciais para evitar sequelas permanentes.
TUBERCULOSE – A tuberculose é uma doença infecciosa que afeta principalmente os pulmões, mas pode se espalhar para outras partes do corpo. É transmitida pelo ar, por meio de gotículas respiratórias de pessoas com tuberculose ativa. O tratamento, que dura pelo menos seis meses, é disponibilizado gratuitamente pelo SUS e é crucial para a cura e prevenção da disseminação da doença.