


Na última sexta, Cidade registrou 36 mm de chuva, mas melhorias nos sistemas de drenagem evitaram acúmulo de água
A chuva intensa da última sexta, 25, em Rio das Ostras, foi um teste importante para avaliação das melhorias no sistema de drenagem que a Prefeitura vem realizando desde janeiro.
Graças às ações dos Serviços Públicos, da Secretaria de Manutenção de Infraestrutura Urbana e Obras Públicas, locais que sofriam alagamentos crônicos não registraram acúmulo de água, prevenindo transtornos para a população.
De acordo com a Defesa Civil, foram registrados, só nesse dia, 36 milímetros de chuva, índice anormal para essa época do ano, com grande parte do volume concentrado em apenas 5 horas.
Mesmo com essa intensidade, locais que antes alagavam, como Jardim Bela Vista – em ruas próximas à Lagoa de Iriry e Atlântica – em frente à sede da Prefeitura, assim como outras áreas da Cidade, não registraram acúmulos importantes.
MELHORIAS – Desde o início da atual Gestão Municipal, a Prefeitura vem priorizando reparos e desobstrução de redes de drenagem e a limpeza dos canais do Município, para reduzir alagamentos.
As equipes de Serviços Públicos estão trabalhando em áreas críticas, atuando de forma corretiva e preventiva desde janeiro. Foram priorizadas áreas que estavam há anos sem manutenção e limpeza.
Como exemplo, nas imediações da Clínica da Família, no Âncora, mais de 35 toneladas de dejetos e areia foram retiradas das redes de drenagem. No Serramar, foram mais de 100 toneladas de resíduos removidas do sistema de escoamento de águas.
Também no Centro, a área de comércios – entre as ruas Novo Rio das Ostras e Laranjeiras – sofria alagamentos com frequência e, com o trabalho preventivo do Município, não vem mais registrando acúmulo excessivo de água. Melhorias também na Escola Municipal Maria Teixeira de Paula, no Palmital, que reduziu o problema, desde as últimas ações preventivas da Secretaria de Obras.
Várias outras intervenções vêm acontecendo ao longo dos meses. Nesta semana, as equipes estão atuando no Chácara Mariléa, fazendo reparos nas redes de drenagem.
Os serviços de manutenção seguem firmes no Jardim Mariléa, São Cristóvão, Âncora, Casa Grande, Nova Cidade, Cidade Praiana, Jardim, Bela Vista, Ouro Verde, Enseada das Gaivotas, Terra Firme, Loteamento Atlântica, entre outras localidades.