Ícone do site Portal Capital Liberal

Ajuda humanitária entra em Gaza com 20 caminhões de mantimentos

Ajuda humanitária entra em Gaza com 20 caminhões de mantimentos

Após dias retidos no Egito, caminhões com alimentos, água e medicamentos atravessaram, neste sábado (21), a fronteira do país africano com a Faixa de Gaza. A passagem foi liberada na fronteira de Rafah, depois negociações diplomáticas entre os dois territórios.

Controlada por Israel, a passagem de Rafah é a única forma de entrada e saída da Faixa de Gaza, onde vivem mais de 2 milhões de pessoas. E a ajuda humanitária que chegou neste sábado foi justamente para atender parte dessa população.

De acordo com o gerente do Crescente Vermelho do Qatar, Ahmad Nassar, que está em Gaza, foi autorizada a passagem de somente 20 caminhões, o que ele afirma ser insuficiente para cobrir a ajuda humanitária em Gaza.

As informações dos militares israelenses é de que todos os suprimentos são apenas para a região Sul de Gaza, para onde os civis palestinos foram forçados a se deslocar. Na Faixa de Gaza, a população enfrenta um bloqueio total, imposto por Israel. Foi interrompida a entrada de água, comida, combustível e eletricidade, após o ataque do grupo Hamas contra Israel, em 7 de outubro.

 

*Com informações da Agência Brasil


© Reuters

Internacional Só puderam ingressar parte dos recursos que aguardam na fronteira Brasília 21/10/2023 – 17:11 Paula de Castro/ Sumaia Villela Sayonara Moreno – repórter da Rádio Nacional* Conflito no Oriente Médio Faixa de Gaza Ajuda Humanitária Israel Palestina sábado, 21 Outubro, 2023 – 17:11 71:00

Sair da versão mobile