



Solenidade enalteceu o bom desempenho dos jovens na competição
O protagonismo de Rio das Ostras no ensino da Matemática ganhou novo destaque. Nessa quarta-feira, dia 6, alunos das redes municipal, estadual e particular participaram da cerimônia de premiação da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) de 2024, na Câmara Municipal. A solenidade homenageou os estudantes com a entrega das medalhas e certificados, enaltecendo o bom desempenho dos jovens na competição e os talentos do Município na disciplina.
A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada – IMPA e promovido com recursos do Ministério da Educação – MEC e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI.
Rio das Ostras possui um histórico de bons desempenhos na Olímpiada, pois mantém, a cada edição, novos medalhistas de ouro, prata e bronze, além das menções honrosas.
Neste ano, a Rede Municipal de Ensino conquistou, em nível nacional, um medalhista de prata, cinco medalhistas de bronze e 44 alunos com menção honrosa. No nível estadual, foram uma medalha de ouro, três de prata e 18 alunos com bronze.
“Hoje é um dia democrático e verdadeiramente inclusivo, pois reunimos aqui as escolas públicas e privadas para parabenizar e premiar os alunos de todo o Município. A Olímpiada da Matemática é um projeto que gera inúmeras oportunidades, além de valorizar a Matemática como ciência. É nossa responsabilidade abraçar a iniciativa e engajar nossos alunos para participação e sucesso nesse projeto”, destacou a secretária de Educação, Esporte e Lazer, Marcele Raquel.
O aluno Benício Felizola de Freitas, da Escola Municipal Vereador Pedro Moreira dos Santos, conquistou medalha de ouro estadual e de prata nacional. Esta é terceira vez consecutiva que o estudante conquista premiações na maior competição de matemática do Brasil. Com o desempenho, Benício acumula três ouros, um nacional e dois estaduais, uma medalha de prata e uma medalha de bronze.
“É com muita alegria que nós temos o privilégio de, em mais um ano, ter Benício como destaque da Obmep. Enquanto escola, essas conquistas nos levam a crer em como o nosso trabalho faz a diferença na vida dos alunos. E, em contrapartida, quando o estudante deseja e quer, a conquista acontece. Por isso, ressaltamos a importância da parceria entre escola, família e alunos”, disse a diretora da Escola Municipal Vereador Pedro Moreira dos Santos, Angélica Barreto.
CERIMÔNIA – A solenidade dessa quarta foi uma parceria entre a coordenação regional da Obmep, a Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer e a Câmara Municipal.
O evento contou com a participação do coordenador regional da Obmep, Jones Colombo, e do coordenador orientador do Programa de Iniciação Científica da Obmep, Alex Cabral.
Além da premiação dos alunos, as escolas municipais Francisco de Assis Medeiros Rangel e Vereador Pedro Moreira dos Santos receberam certificados de reconhecimento pelos projetos e incentivos à participação dos alunos na Olimpíada.
OBMEP – A Obmep tem como objetivo estimular o estudo da Matemática, contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, identificar talentos nas áreas de Matemática, Ciência e Tecnologia e promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.
Os alunos medalhistas da Obmep ganham direito a diversos benefícios, como o Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), que disponibiliza diversas atividades orientadas por professores qualificados em instituições de ensino superior e de pesquisa com recebimento de incentivo financeiro.