Cerca de 60 ambulantes que atuam na área de alimentos participaram, na manhã desta quarta-feira (26), do curso de Capacitação em Boas Práticas em Manipulação, promovido pela Coordenadoria Especial de Vigilância Sanitária (Covisa) da Secretaria de Saúde de Macaé. A coordenadora da Covisa, Camila Almeida da Silva Sales, reforçou que a iniciativa visa qualificar os ambulantes para o manejo correto dos alimentos e desta forma garantir um produto de qualidade para a população. “A manipulação correta dos alimentos evita a contaminação e consequentes problemas de saúde. O nosso maior objetivo é atuar na educação sanitária, nos diversos setores como saúde, alimentos e farmácia, através da capacitação de todos”, frisou.
O fiscal da Covisa, Bruno Paes, ressaltou que a capacitação faz parte do processo de licenciamento sanitário. “O ambulante sairá daqui com todas as informações para que possam garantir um produto de qualidade, higiene e segurança para seus clientes. O nosso trabalho visa uma intervenção educativa para que estes profissionais atuem em conformidade com a legislação sanitária”, disse.
Além de regras de higiene pessoal, manutenção da limpeza dos ambientes, utensílios e equipamentos, os ambulantes também foram orientados quanto a escolha do estabelecimento para compra dos insumos. Estes devem ser licenciados pela Vigilância Sanitária, selo de inspeção para os produtos de origem animal, embalagens sem alterações, entre outras.
A vendedora de água de coco, Lohanny Monsher, aproveitou o curso para garantir sua certificação e falou da importância do curso. “O curso é algo que temos que valorizar, pois temos que priorizar a qualidade do serviço e dos produtos que oferecemos aos nossos clientes. Diariamente coloco em prática todas as orientações da Vigilância Sanitária, com a utilização de materiais descartáveis,higienização diária dos materiais”, contou Lohanny, que atua com seu carrinho de água de coco na praia dos Cavaleiros.
A capacitação contou com alunos convidados do curso de Nutrição da Universidade Estácio de Sá e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Serviço
A sede da Coordenadoria Especial de Vigilância Sanitária (Covisa), fica localizada na Rua José de Aguiar Franco, 2150. Bairro, Costa do Sol. Mais informações pelo telefone (22) 2762-0935 e (22) 2759-2926 ou por meio do email: visa@macae.rj.gov.br. O atendimento ao público é das 8h às 17h.