O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, teve suas contas no Facebook e Youtube restauradas após dois anos de bloqueio. Ele estava banido das redes desde 6 de janeiro de 2021, quando incitou uma invasão ao Capitólio dos Estados Unidos. O político, que está concorrendo à presidência novamente, ganhou acesso à sua conta de Twitter em novembro do ano passado, mas ainda não postou nada.
Após dois anos de banimento do Facebook e Youtube, Donald Trump finalmente teve suas contas restauradas nas duas plataformas de mídia social. Em um breve vídeo publicado nas redes, o ex-presidente dos Estados Unidos disse: “Estou de volta. Desculpe por tê-los deixado esperando”. A proibição de Trump ocorreu em 6 de janeiro de 2021, quando ele foi acusado de incitar a invasão do Capitólio dos Estados Unidos.
Agora, com o banimento suspenso, o líder republicano de 76 anos tem a oportunidade de se reconectar com seus 34 milhões de seguidores no Facebook e seus 2,6 milhões de inscritos no Youtube. Vale lembrar que, mesmo tendo acesso à sua conta no Twitter desde novembro do ano passado, Trump ainda não postou nada na rede social.
O Youtube anunciou nesta sexta-feira, 17, que o canal de Donald J. Trump não é mais restrito e pode enviar novos conteúdos. A plataforma disse que avaliou cuidadosamente o risco contínuo de violência no mundo real, enquanto equilibrou a chance de os eleitores ouvirem igualmente os principais candidatos nacionais na corrida para uma eleição.
Com a possibilidade de publicar conteúdo novamente nas duas plataformas, é importante lembrar que Trump está concorrendo à presidência novamente e, portanto, deve manter uma postura ética e responsável em suas publicações.