O Real Gabinete Português de Leitura, no Rio de Janeiro, que reúne o maior acervo de obras lusitanas fora de Portugal, entrou na lista das 10 bibliotecas mais bonitas do mundo.
A seleção feita pela Civitatis, agência que promove excursões e visitas guiadas pelo mundo todo, inclui edifícios históricos, entre eles a antiga biblioteca da Trinity College, em Dublin; a famosa biblioteca pública de Nova Iorque, nos Estados Unidos; e a biblioteca Palafoxiana, na Cidade do México, que é considerada a mais antiga das Américas.
Notícias relacionadas:
- Prédio histórico da Alerj será transformado em centro cultural.
O Real Gabinete fica no Centro da cidade e, segundo a descrição da Civitatis, abriga um dos maiores exemplos arquitetônicos do conhecido estilo neo manuelino.
E acrescenta que o edifício resgata o estilo gótico-renascentista popular, da forma em que foi construído em 1887. Livros raros da Europa e do Brasil Colônia são os destaques da coleção de 350 mil obras.
Entre elas está um exemplar da primeira edição de “Os Lusíadas” de Luis de Camões, que pertenceu à Companhia de Jesus.
Fundado para promover a instrução e melhorar o nível de conhecimento dos portugueses que chegavam ao Brasil, o Real Gabinete de Leitura vive do pagamento mensal de sócios. A biblioteca funciona de segunda a sexta, das nove da manhã às seis da tarde, na Rua Luís de Camões, número 30.
* Sob supervisão do jornalista Elifas Levi
Cultura Rio de Janeiro Prédio histórico da Alerj será transformado em centro cultural 02/02/2023 – 21:17 Luiz Cláudio Ferreira Lucas Coelho*, estagiário da Rádio Nacional Cultura biblioteca quinta-feira, 2 Fevereiro, 2023 – 21:17 1:18