Ícone do site Portal Capital Liberal

Biden e Macron marcam primeiro telefonema desde início de crise diplomática

Biden e Macron marcam primeiro telefonema desde início de crise diplomática

Os presidentes dos Estados Unidos e da França pretendem conversar por telefone nos próximos dias. Será a primeira conversa entre Joe Biden e Emmanuel Macron desde o início da crise diplomática ocasionada pela decisão da Austrália de cancelar um negócio de submarinos com a França.

O porta-voz do governo francês Gabriel Attal comunicou domingo o plano de realização do telefonema entre os dois presidentes e disse que a iniciativa partiu de Biden.

A Austrália abandonou seu plano de desenvolvimento de submarinos com a França e optou, em vez disso, por obter suporte tecnológico dos Estados Unidos e do Reino Unido para passar a ter os seus primeiros submarinos nucleares.

Washington e Londres vão prestar assistência à Austrália nos termos da sua nova aliança de segurança intitulada AUKUS. Na semana passada, os três países anunciaram a parceria, aparentemente formada para refrear a China.

A França chamou de volta seus embaixadores nos Estados Unidos e na Austrália em protesto pela decisão de abandono do negócio entre Paris e Canberra, avaliado em cerca de 66 bilhões de dólares.

Fonte: NHK

Sair da versão mobile