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Black Friday: é hora de começar a se preparar

Black Friday: é hora de começar a se preparar

Estamos no início de agosto, mas para quem espera bater as metas de venda do ano está mais do que na hora de pensar na melhor estratégia para aproveitar a próxima Black Friday, em novembro, e não perder a oportunidade de fazer bons negócios e conquistar novos clientes. E isso vale para qualquer empreendedor.

Janaína Camilo,  especialista em Transformação Digital do Sebrae Nacional. Foto: Fábio Eufrázio

“Os pequenos não precisam ter medo, este é o momento exato de organizar o planejamento para a Black Friday, que é o ápice das vendas. Só tem medo quem não tem planejamento”, afirmou Janaína Camilo, especialista em Transformação Digital do Sebrae Nacional.

Ao lado de Babi Tonhela, da Nuvemshop, e de Christina Dutra e Debora Sacomandi, das áreas de Comunicação e Soluções Digitais dos Correios, Janaína participou do encontro “Planejamento para uma Black Friday de Sucesso”, durante o Fórum E-Commerce Brasil, que terminou nessa quinta-feira (1) e que trouxe dicas valiosas.

Confira:

  • Black Friday não é compra de emergência, é para adquirir itens com bom custo-benefício, portanto valorize o seu produto;
  • Invista em marketing: essa não é uma data só para giro de estoque, é uma data para conquistar novos clientes, por isso, faça da experiência de compra uma boa jornada, esteja em vários canais de venda, busque uma embalagem bacana;
  • Use as redes sociais a seu favor – onde seu público está e como alcançá-lo (Instagram, Tiktok, WhatsApp Business); se for o Instagram, faça uma bio interessante, poste e divulgue o seu produto ao longo dos próximos meses para melhorar o engajamento de forma que o público esteja com a marca até a venda em novembro;
  • No período da Black Friday, o custo de aquisição de um novo cliente nas mídias digitais aumenta – com a concorrência, fica mais caro o valor do tráfego pago (posts patrocinados); pense em alternativas mais orgânicas de forma que não seja necessário gastar muito para atrair a atenção do consumidor;
  • Atualmente, todo o mês de novembro é de ofertas – aproveite o período e faça promoções diferentes a cada semana, por exemplo, oferecendo brindes, cupons e descontos exclusivos para não saturar o consumidor;
  • Vendas on-line é conveniência. Se o consumidor está o tempo todo com o celular, aproveite para facilitar a venda pelas ferramentas acessíveis na palma da mão: redes sociais, WhatsApp Business, aplicativos;
  • Capriche na entrega: utilizar aquele saco preto que embala lixo desvaloriza qualquer mercadoria;
  • Utilize a calculadora de marketplaces do portal Sebrae e saiba o percentual de custo das diferentes plataformas para tomar a melhor decisão;
  • A Black Friday é uma data importante para dar aquele gás nas vendas. É uma grande festa do varejo e, com certeza, vale a pena participar, basta ter planejamento!
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