Ícone do site Portal Capital Liberal

Brasil fecha embaixada no Haiti por causa da violência

A Embaixada brasileira em Porto Príncipe, capital do Haiti, fechou nesta segunda-feira (4) por causa da violência no país, após os ataques de gangues criminosas a penitenciárias no fim de semana.

Nesse domingo, o governo do Haiti publicou um decreto de emergência no departamento Ocidental que vale até quarta-feira. No território foi determinado toque de recolher entre seis horas da noite e cinco da manhã.

Notícias relacionadas:

  • Haiti decreta estado de emergência e toque de recolher na capital.

Segundo o governo do Haiti, na noite de sábado para domingo, criminosos fortemente armados, membros de gangues, atacaram dois presídios em Porto Príncipe. Os ataques deixaram mortos e feridos entre policiais, agentes penitenciários, além da fuga de milhares de prisioneiros.

A nota do governo diz que a segurança na região metropolitana de Porto Príncipe está piorando. São atos cada vez mais violentos, com sequestros, assassinatos, saques, roubos e deslocamento da população. A imprensa local diz que entre 3 mil e 4 mil detentos escaparam.

O Haiti é um dos países mais pobres do Caribe e passa por uma crise humanitária há anos, que vem piorando com a escalada da violência.

 


© REUTERS/Ralph Tedy Erol/File Photo

Internacional Brasília Haiti decreta estado de emergência e toque de recolher na capital 04/03/2024 – 17:44 Nadia Faggiani / Liliane Farias Gabriel Brum – repórter da Rádio Nacional haiti Embaixada Brasileira segunda-feira, 4 Março, 2024 – 17:44 1:03

Sair da versão mobile