



Na tarde desta quarta, dia 3, os empreendedores de Rio das Ostras puderam participar da Caravana Empreendedorismo RJ, na sede da secretaria de Assistência Social do Município, em Jardim Campomar.
A Caravana promoveu uma escuta ativa dos empreendedores locais para conhecer suas demandas e, juntos, construir o Documento Base da Política Estadual do Empreendedorismo.
A mesa da Caravana foi formada pela subsecretária de Estado de Ações Comunitárias e Empreendedorismo do Rio de Janeiro, Karol Mendez; secretário de Assistência Social, Carlos Correia; vereador Rodrigo Jorge Barros; secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rodrigo Peleteiro; subsecretária de Assistência Social, Clécia Andrade; analista de Negócios do Sebrae, Angélica Pagini; superintendente da Agência de Fomento do Estado do Rio de Janeiro – AgeRio, Bruno Traves; e pela representante da sociedade civil e coordenadora da Feira do Mariléa, Sara de Brito.
A subsecretária de Estado de Ações Comunitárias e Empreendedorismo destacou a importância do encontro. “A caravana surge da necessidade de ouvirmos os empreendedores e construir um Documento Base da Política Estadual de Empreendedorismo. O governo do Estado desempenha um papel fundamental para fortalecer as políticas municipais”, reforçou.
Segundo o secretário de Assistência Social, Carlos Correia, é fundamental a parceria com o governo do Estado do Rio de Janeiro e com o Sebrae. “A vontade de melhorar existe. Temos que crescer, sempre. Estamos superando expectativas e rompendo barreiras. O prefeito Carlos Augusto quer resgatar o orgulho e a essência de ser riostrense. Agradeço a presença de todos nesta Caravana”, finalizou.
Para a subsecretária Clécia Andrade, empreender não é apenas abrir um negócio, representa a concretização de um sonho. “Esse sonho precisa de apoio, necessita de suporte. Por isso a Caravana do Empreendedorismo é tão importante para os empreendedores de Rio das Ostras”, frisou.
PROGRAMA – A caravana integra as ações do Programa Empreendedorismo RJ, uma realização da Subsecretaria de Ações Comunitárias e Empreendedorismo do Governo do Estado.
Criado pela Subsecretaria de Estado de Ações Comunitárias e Empreendedorismo, o programa já passou por 22 municípios fluminenses, reunindo autoridades estaduais e municipais, representantes da sociedade civil e lideranças do comércio local.
A Caravana amplia as possibilidades de desenvolvimento do setor, valorizando o empreendedorismo fluminense e promovendo impactos econômicos, sociais e ambientais positivos.
O programa é composto pelos eixos: Formação e Qualificação Empreendedora, Políticas Públicas para o Empreendedorismo e Participação Social, fomento ao Empreendedorismo e Participação Social e Dados e Mapeamento.

