O secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, está alertando sobre a modernização militar da China e sua “coerção” dirigida aos aliados dos Estados Unidos.
Austin fez os comentários em uma entrevista à ABC News no domingo.
Ele disse que a China vem modernizando suas forças armadas e desenvolvendo suas capacidades com o objetivo de fechar a vantagem competitiva de que os EUA sempre desfrutaram.
O chefe da defesa dos Estados Unidos advertiu que a China tem sido agressiva na região e que em alguns casos tem sido “coercitiva” com os aliados dos Estados Unidos. Ele disse: “Nossos aliados são muito importantes para nós.”
Austin e o secretário de Estado Antony Blinken planejam visitar o Japão e a Coreia do Sul em meados de março, em sua primeira viagem ao exterior desde que assumiram o cargo.
A visita aparentemente visa ressaltar a cooperação entre os Estados Unidos e seus aliados nas negociações com a China.
Sobre o recente ataque de foguete a uma base aérea no oeste do Iraque, onde tropas americanas estão posicionadas, Austin disse que seu departamento ainda está investigando o incidente.
Ele disse: “Queremos ter certeza de que, novamente, entendemos quem é o responsável por isso.”
Ele acrescentou: “Vamos atacar se isso for o que achamos que precisamos fazer em um momento e um lugar de nossa própria escolha.”
Fonte: NHK