A clínica Médicos Sem Fronteiras na cidade de Gaza foi atacada na manhã desta segunda-feira (20), de acordo com a própria organização.
No local, um muro foi derrubado e parte do prédio foi tomado pelo fogo durante intensos combates que aconteciam ao redor. Quatro carros da organização também pegaram fogo. E um quinto, que estava estacionado do outro lado da rua, foi partido ao meio. Os veículos eram o único transporte disponível para facilitar a evacuação.
De acordo com Médicos Sem Fronteira, todos os carros e a clínica estavam claramente identificados com os logotipos da organização. Além da equipe, 20 familiares estão na clínica e mais de 50 outras pessoas estão em edifícios próximos com um ferido que precisa de atenção médica. O coordenador de Médicos Sem Fronteira do Sul de Gaza, Christophe Garnier, explica a situação.
“Então, está tudo muito tenso mesmo no Sul. Ataques aéreos e bombas estão por toda a parte. Então, sem nenhuma entrada de combustível, não poderemos continuar a realizar nossa atividade o que será muito desafiador.”
Segundo a organização, a unidade de queimados está lotada com centenas de pacientes que precisam esperar para serem operados. E um cessar-fogo é urgente.
Internacional Brasília 20/11/2023 – 20:31 Roberto Piza / Alessandra Esteves Oussama El Ghaouri – Repórter Rádio Nacional Conflito no Oriente Médio Faixa de Gaza Médicos sem Fronteiras segunda-feira, 20 Novembro, 2023 – 20:31 1:35