Ícone do site Portal Capital Liberal

Concessão de crédito é uma possibilidade de libertação das pessoas, comenta Eduardo Moreira

Concessão de crédito é uma possibilidade de libertação das pessoas, comenta Eduardo Moreira

“A concessão de crédito é uma possibilidade de libertação das pessoas. O que vocês [Sebrae] estão oferecendo é uma possibilidade de elas romperem uma dependência, que pode mudar tudo na vida delas”. A avaliação foi feita pelo economista e escritor Eduardo Moreira, nesta segunda-feira (18), durante o Encontro Nacional do Acredita Sebrae, em Brasília.

Na palestra “Análise do cenário econômico brasileiro e o impacto nos pequenos negócios”, Eduardo ressaltou que, além do crédito, a orientação de como investir é o mais importante, para que a pessoa consiga sobreviver e expandir no mercado em que deseja atuar. Segundo ele, não basta só uma boa ideia na cabeça para seguir em frente.

O economista Eduardo Moreira participou, nesta segunda (18), do Encontro Nacional do Acredita Sebrae | Foto: Erivelton Viana

O momento mais difícil para uma empresa é manter a ideia de pé depois que a empolgação do começo passou, o dinheiro que você tinha separado acabou, a demanda reprimida que estava ali não tem mais e os problemas, que você não pensou que iam acontecer, acontecem”, alerta.

Novos horizontes

A Inteligência artificial também foi tema da palestra. Eduardo destacou que as mudanças ocorrem com velocidade cada vez maior e acompanhar a nova realidade é cada vez mais desafiante. Porém, ao mesmo tempo, abre possibilidades para os pequenos competirem em novos mercados.

“Hoje, o micro ou o pequeno pode fazer o negócio dele se tornar conhecido no Brasil inteiro, se ele tiver uma boa estratégia. Ele pode fazer um produto muito mais barato que os outros. Então, é muito importante você organizar esse setor, porque a gente pode viver uma revolução a partir deles”, avalia.

A gente tem que acreditar que as coisas podem melhorar. A gente tem que acreditar que o que cada um de nós faz, faz diferença. Porque a gente, muitas vezes, é levado à tentação de achar que eu sou um pequenininho, e o que eu faço não faz diferença. A gente tem que conseguir passar isso para a próxima geração”, completa o economista.

Acredita + Fampe

O Programa Acredita foi sancionado pelo governo federal em 2024, com foco na ampliação e na democratização do acesso a crédito para os pequenos negócios. O Sebrae definiu uma estratégia de apoio com base em dois pilares: viabilizar garantias complementares por meio do Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas (Fampe) e promover atendimento por meio do crédito consciente aos pequenos negócios interessados no suporte financeiro.

A instituição fez aporte de R$ 2 bilhões no Fampe, com previsão de R$ 30 bilhões de crédito no mercado para os pequenos negócios nos próximos anos. Além disso, o Sebrae estruturou sua rede de atendimento com o suporte de agentes de crédito e finanças, rede própria e de parceiros para viabilizar uma jornada de atendimento com foco no crédito consciente.

Sair da versão mobile