Ícone do site Portal Capital Liberal

Conheças três tendências tecnológicas para alavancar as vendas dos pequenos negócios em 2025

Conheças três tendências tecnológicas para alavancar as vendas dos pequenos negócios em 2025

No mundo atual, em que a concorrência é acirrada e os consumidores estão cada vez mais conectados, adotar soluções tecnológicas tornou-se uma necessidade para as micro e pequenas empresas. Novas tecnologias disponíveis a um custo mais acessível possibilitam que pequenos negócios cresçam de forma mais rápida e se preparem melhor para enfrentar os desafios da competitividade globalizada.

“Conhecer as oportunidades que a tecnologia oferece para alavancar as vendas pode ser um grande diferencial para pequenos negócios em qualquer área de atuação”, comenta o gestor do Mercado Digital do Sebrae Nacional, William Almeida.

Para ajudar os empreendedores a navegarem nesse tema, o especialista aponta três tendências valiosas para guiar uma jornada de inovação em 2025:

1 – Comércio conversacional
O conceito utiliza chatbots, que são programas com inteligência artificial para conversar com os clientes em tempo real. Se o cliente tiver uma dúvida sobre um produto no seu e-commerce ou no seu site, por exemplo, o chatbot pode responder imediatamente, guiando o consumidor até finalizar a compra. “Essa ferramenta torna o atendimento mais ágil, personalizado, além de aumentar as conversões no seu site”, aponta William.

2- Realidade virtual e realidade aumentada
A realidade aumentada permite que o cliente, ao utilizar o próprio celular, veja como um produto, um móvel, por exemplo, ficaria na sua própria casa. Já a realidade virtual possibilita criar tudo que o consumidor possa imaginar, o que proporciona uma experiência imersiva, mesmo para quem não pode visitar uma loja fisicamente. “Essas tecnologias ajudam o consumidor a tomar decisões mais seguras”, acrescenta o gestor.

3- Live Commerce
Trata-se de transmissões ao vivo (as lives), em redes sociais como Instagram ou TikTok, em que o empreendedor apresenta seus produtos, interage com o público e oferece ofertas exclusivas para aqueles clientes que estão acompanhando ao vivo. “Essa estratégia cria um senso de urgência e engajamento, transformando a transmissão em uma verdadeira sessão de vendas em tempo real”, destaca William.

Projetos em 3D

A Ocre Arquitetos é um exemplo de empresa que usa a tecnologia a seu favor. O escritório, localizado em Brasília, conta com uma ferramenta que apresenta os projetos em 3D para os clientes. “Todas as nossas apresentações são feitas em 3D, desde o estudo preliminar. O projeto, sendo apresentado com essa tecnologia desde a sua concepção, diminui a insegurança do cliente na hora das tomadas de decisões”, conta a sócia proprietária, Karla Madrilis.

O uso da tecnologia no escritório agiliza os processos e possibilita que os arquitetos tenham projetos com menor tempo de duração e assim possam atender novas propostas. Além disso, as imagens renderizadas são um documento que o cliente utiliza como guia a respeito do aspecto final do projeto, tanto do ponto de vista do design de interiores, quanto no arquitetônico.

Sair da versão mobile