Ícone do site Portal Capital Liberal

Corte da ONU vai analisar ação contra Israel por genocídio em Gaza

Corte da ONU vai analisar ação contra Israel por genocídio em Gaza

Estão marcadas para esta quinta (11) e sexta-feira (12), na Corte Internacional de Justiça da ONU, em Haia, as audiências para discutir a denúncia da África do Sul contra Israel por crime de genocídio contra o povo palestino, em Gaza.

Após encontro do presidente Lula com o embaixador da Palestina no Brasil, Ibrahim Alzebem, o Itamaraty divulgou nota informando que Lula manifestou apoio à denúncia. E que o presidente ressaltou, durante a reunião, os esforços que fez pessoalmente com outros chefes de Estado e de governo pelo cessar-fogo, pela libertação dos reféns em poder do Hamas e pela criação de corredores humanitários para a proteção dos civis. 

A nota destaca ainda a atuação do Brasil, no exercício no Conselho de Segurança, por uma saída diplomática para o conflito.  

Em cerca de três meses do conflito entre Israel e Palestina, com ataques do grupo Hamas contra civis israelenses e estrangeiros, o balanço é trágico: mais de 22 mil pessoas morreram em Gaza, a maioria mulheres e crianças. Enquanto pelo lado israelense, foram mais de 1.200 mortos.

O embaixador da Palestina aqui no país, Ibrahim Alzebem, espera que o resultado na Corte de Haia ajude a interromper o conflito na Faixa de Gaza.  

O governo de Israel afirma que a ação na Corte Internacional é infundada, nega as acusações de genocídio e culpa o Hamas pelo sofrimento dos palestinos em Gaza. 

* Com informações da Agência Brasil


© SHADI TABATIBI

Internacional Itamaraty divulga nota de presidente Lula em apoio à denúncia Brasília 11/01/2024 – 10:06 Leila Santos/ Renata Batista Ana Lúcia Caldas* – Repórter da Rádio Nacional Conflito no Oriente Médio Israel Gaza ONU Palestinos quinta-feira, 11 Janeiro, 2024 – 10:06 119:00

Sair da versão mobile