Ícone do site Portal Capital Liberal

Dia Mundial de Conscientização do Autismo terá caminhada no dia 13 de abril

Dia Mundial de Conscientização do Autismo terá caminhada no dia 13 de abril

A informação é capaz de mudar realidades. E a Caminhada em prol do Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado nesta quarta-feira, 2 de abril, em Macaé, é mais uma oportunidade para que o assunto seja debatido. A ação, que está em sua 6ª edição e é organizada pela Associação de Pais de Autistas de Macaé (Mopam), foi transferida para o dia 13 de abril em virtude da previsão meteorológica. Com concentração às 8h, no Posto 1, da Praia dos Cavaleiros, o percurso será até o Posto 2 e contará com programação cultural ao final do evento. O objetivo da caminhada, que conta com apoio da prefeitura, é fomentar o respeito às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e seus familiares, bem como ajudar no processo de conscientização da sociedade.
“De acordo com o levantamento estatístico realizado no último ano pela Mopam, baseado em pesquisas internas, a população autista macaense assistida por esta instituição é composta por aproximadamente 1.300 famílias. Segundo a ONU, 1% da população mundial é autista, portanto, trazendo para a realidade da cidade, estima-se que em Macaé há 2.650 pessoas com TEA”, explica Lucia Anglada, presidente de honra da Associação.

A Caminhada visa identificar parceiros que apoiem as ideias do grupo que é acolher as famílias de pessoas recém-diagnosticadas. Entre os objetivos, estão: desconstruir preconceitos em relação às pessoas com TEA, mostrando que não são incapazes, mas sim que possuem uma forma diferente de ver o mundo; lutar contra a prática do bullying e fazer valer direitos previstos em legislações próprias.
“Com a realização do evento, almeja-se que os recursos disponíveis nesta cidade sejam ofertados com maior intensidade, ressaltando aos familiares a importância da intervenção precoce e eficiente, no que tange aos estímulos necessários para que a pessoa com TEA consiga conviver com o transtorno em uma sociedade inclusiva e adaptável”, acrescenta Anglada.
A Associação Mopam consiste em uma organização sem fins lucrativos e vem, desde 2017, desempenhando atividade de apoio, orientação e acolhimento de famílias com pessoas com transtorno do espectro autista (TEA), bem como na luta incessante pela garantia dos direitos das pessoas com deficiência. A Associação movimenta grupos em redes sociais e mantém alguns diálogos divididos em grupos de whatsapp. Quem quiser conhecer um pouco mais sobre esse trabalho, pode acessar as redes sociais: @motivadospeloautismomacae (Instagram) e Motivados pelo Autismo Macaé – Mopam (Facebook).

Sair da versão mobile