A cidade do Rio de Janeiro passou a distribuir na rede pública de saúde o método contraceptivo do DIU hormonal. O dispositivo tem mais de 90% de eficiência e é mais uma opção para ajudar no planejamento reprodutivo da população. Na rede particular, o dispositivo pode custar entre R$ 1 mil e R$ 2 mil.
O DIU hormonal é inserido no útero sem necessidade de anestesia ou cirurgia. O procedimento é simples e leva cerca de 20 minutos. Além da contracepção, o dispositivo hormonal também pode ser usado no tratamento de algumas patologias.
No Rio de Janeiro, a distribuição do DIU hormonal é uma iniciativa da prefeitura. Mas o SUS disponibiliza, gratuitamente, anticoncepcional injetável, pílula anticoncepcional, pílula do dia seguinte, DIU de cobre, e camisinhas femininas e masculinas.
Segundo um relatório da Organização das Nações Unidas, 121 milhões de meninas e mulheres, por ano, engravidam sem planejar. Isso corresponde à metade de todas as gestações. No Brasil, 62% das mulheres já tiveram uma gravidez indesejada, segundo o Instituto de Pesquisa IPEC.
Conheça a programação da sua TV Brasil: http://tvbrasil.ebc.com.br/
Siga a TV Brasil nas redes sociais:
Facebook – https://www.facebook.com/tvbrasil
Twitter – https://twitter.com/TVBrasil
Instagram – https://www.instagram.com/tvbrasil
TikTok – https://www.tiktok.com/@tvbrasil