Ícone do site Portal Capital Liberal

Empreendedores evitam repassar aumento de custos para clientes

Empreendedores evitam repassar aumento de custos para clientes

Empreendedores tiveram aumento nos seus custos com despesas diversas. Ainda assim, a maioria (54%) dos empreendedores do Rio de Janeiro não elevou os preços de produtos ou serviços para os seus clientes. É o que aponta levantamento do Sebrae com donos de pequenos negócios no estado. Os reajustes de custos foram repassados de forma parcial por 34% deles e apenas 7% transferiram integralmente aos consumidores.

“O levantamento reforça que 67% das empresas passaram por algum reajuste, seja em aluguel, energia, combustíveis ou insumos. Com esse aumento, o empresário precisa estudar os processos da sua empresa para tomar uma decisão mais estratégica. É fundamental analisar cenários e seguir competitivo no mercado”, comenta Viviane Felix, gerente Financeira do Sebrae Rio.

Atualmente, falta de clientes, aumentos dos custos e dívidas são os principais motivos de preocupação dos empreendedores. Dentro dessa perspectiva, 48% têm dificuldades em manter o seu negócio, 23% consideram que os desafios provocaram mudanças valiosas para a empresa, 22% seguem animados com as novas oportunidades e 6% acham que o pior já passou.

Sair da versão mobile