Ícone do site Portal Capital Liberal

Encontro ministerial da OMC discute impacto da invasão russa sobre o comércio global

Encontro ministerial da OMC discute impacto da invasão russa sobre o comércio global

Uma conferência ministerial da Organização Mundial do Comércio começou em Genebra no domingo. No primeiro dia do encontro de 4 dias, representantes discutiram os desafios enfrentados pelo sistema de comércio multilateral.

A Organização Mundial do Comércio almeja promover o comércio internacional através deste sistema. Mas seu princípio fundamental vem sendo afetado pela invasão russa na Ucrânia.

Alguns países, especialmente países em desenvolvimento, têm sido incapazes de assegurar comida e energia suficiente em meio à forte alta nos preços resultante das interrupções no abastecimento causadas pelo conflito.

O vice-ministro da Economia, Comércio e Indústria do Japão, Hosoda Kenichi, condenou a invasão russa como sendo uma tentativa unilateral para mudar o status quo pelo uso da força, e uma clara violação do direito internacional. Ele também enfatizou a necessidade de a comunidade internacional se unir para ajudar o sistema de comércio multilateral a continuar funcionando.

Os delegados de cerca de 60 países e regiões, incluindo o Japão, tiveram um encontro separado para discutir o apoio à Ucrânia. A União Europeia organizou o encontro.

Os participantes emitiram uma declaração expressando seu desejo de ajudar a Ucrânia com suas exportações. Eles também conclamaram outros membros da OMC a fazer o mesmo.

*NHK

Sair da versão mobile