Ícone do site Portal Capital Liberal

Estrangeiros deixam a Etiópia em meio ao aumento da tensão

Estrangeiros deixam a Etiópia em meio ao aumento da tensão

As Nações Unidas ordenaram a evacuação de familiares de seus funcionários internacionais da Etiópia devido ao aumento dos combates entre as forças do governo e dos rebeldes de minoria étnica.

O conflito entre as tropas governamentais etíopes e as forças rebeldes da região do Tigray, norte do país, continuam desde novembro do ano passado. O governo declarou estado de emergência no dia 2 de novembro.

A agência de notícias AFP e outros meios de comunicação relataram que as forças rebeldes estão intensificando a sua ofensiva. Os rebeldes tomaram uma cidade localizada a 220 quilômetros à nordeste da capital Adis Abeba no início desta semana.

Um porta-voz da ONU disse na terça-feira que seu pessoal internacional vai continuar a realizar as operações de apoio no país, mas centenas de familiares serão “temporariamente” transferidos.

O governo dos EUA pediu aos seus cidadãos que deixem a Etiópia imediatamente no dia 16 de novembro. A França e Alemanha tomaram medidas similares na terça-feira.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão exorta que seus cidadãos em Adis Abeba e em todo o território etíope considerem deixar o país. As autoridades disseram que cerca de 210 cidadãos japoneses se encontravam na Etiópia no início de novembro, e muitos já deixaram o país desde então.

*NHK

Sair da versão mobile