Ícone do site Portal Capital Liberal

Etec de SP ganha ouro na Olimpíada de Professores de Matemática

Etec de SP ganha ouro na Olimpíada de Professores de Matemática

Etec de SP ganha ouro na Olimpíada de Professores de Matemática

O professor de matemática da Escola Técnica Estadual (Etec) de Campo Limpo Paulista André Zanatto vai viajar para Xangai na China em 2026 pelo programa Teacher Education Center Unesco – intercâmbio acadêmico-cultural, para conhecer as boas práticas educacionais do país, que está entre os líderes no Programa Internacional de Avaliação dos Alunos (PISA). A viagem é o reconhecimento pela medalha de ouro conquistada na Olimpíada de Professores de Matemática do Ensino Médio do Brasil (OPMBr), promovida pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).

Segundo o professor premiado, um dos critérios valorizados nessa competição é a adoção de metodologias criativas e os resultados dos alunos em competições. “Uma das iniciativas apresentada à comissão avaliadora da olimpíada foi o projeto Números do Setembro Amarelo, realizado junto com o professor de química, que motivou os alunos a pesquisar os números da depressão, ansiedade, suicídio e do combate às doenças mentais”, explica Zanatto. Além da metodologia, outro ponto, que garantiu sua premiação foi a conquista de seis medalhas pelos alunos na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), entre 2023 e 2024.

LEIA TAMBÉM: Estudantes da Fatec Zona Leste criam app para ajudar vestibulandos

Para o professor Rodrigo Kimura, parceiro do projeto Números do Setembro Amarelo, Zanatto é uma inspiração como colega e educador. “Com dinâmicas criativas e interdisciplinares, ele vai além da aula tradicional e explora a matemática para resolver tanto problemas da disciplina quanto do cotidiano”, analisa.

A Superintendente da Etec de Campo Limpo Paulista, Lúcia Helena Matioli, ressalta que o professor é uma inspiração para os colegas. “Ele trabalha com muita vontade e explora diversos formatos em sala de aula, facilitando o aprendizado da matemática”, conclui.

Mais sobre a OPMBr

Esta é a primeira edição da OPMBr – competição idealizada por engenheiros formados pelo ITA para contribuir com a melhoria da educação por meio de boas práticas pedagógicas. Disputaram a OPMBr, 1208 docentes de matemática de todo o País, que receberam 81 medalhas, sendo 10 ouros, 9 pratas e 48 bronzes, além de 41 menções honrosas. 

A premiação contou com três fases: a primeira foi um questionário e avaliação didática; a segunda, um questionário sobre metodologias e boas práticas no ensino da matemática, assim como resultados e participações dos alunos em Olimpíadas; e a terceira fase foi entrevista dos candidatos com o comitê acadêmico.    

O post Etec de SP ganha ouro na Olimpíada de Professores de Matemática apareceu primeiro em Agência SP.

Sair da versão mobile