Representantes de alto escalão dos Estados Unidos e do Talibã se reuniram ao longo de dois dias em Doha, no Catar, para discutir diversos assuntos relacionados ao Afeganistão — incluindo assistência humanitária e segurança.
O Departamento de Estado dos EUA disse que as discussões realizadas ao longo do sábado e domingo foram “francas e profissionais”.
O encontro teria reunido autoridades de alto escalão do Departamento de Estado dos EUA e representantes do Talibã, incluindo o ministro interino das Relações Exteriores Amir Khan Muttaqi.
Uma autoridade do Talibã disse que este era o primeiro encontro de verdade entre os dois lados desde que as tropas americanas foram completamente retiradas do Afeganistão no dia 30 de agosto.
O porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, Ned Price, disse em um comunicado que os delegados discutiram questões de segurança e terrorismo no Afeganistão. Ele disse que grande foco também foi dado a um salvo-conduto para “cidadãos americanos, estrangeiros de outras nacionalidades e nossos parceiros afegãos” que desejarem deixar o país.
A Associated Press citou o Talibã como tendo dito que os EUA concordaram em oferecer assistência humanitária a um Afeganistão extremamente empobrecido, mas que, ao mesmo tempo, se negaram a reconhecer politicamente o Talibã como o novo governante do país.
Fonte: NHK