Ícone do site Portal Capital Liberal

EUA pedem à China que participe de diálogo sobre controle de armas nucleares

EUA pedem à China que participe de diálogo sobre controle de armas nucleares

O governo americano pediu à China que participe de um diálogo sobre controle de armas nucleares, manifestando preocupação sobre ambições atômicas de Pequim.

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos divulgou, na quarta-feira, um relatório anual sobre desenvolvimentos militares da China. O documento prevê que Pequim poderá ter mil ogivas nucleares até 2030.

O porta-voz do Departamento de Estado, Ned Price, disse em uma entrevista coletiva na quinta-feira que o relatório dá indicação de que a China está deixando para trás sua doutrina anterior de dissuasão limitada.

Além disso, Price afirmou que tem sido proveitoso um diálogo estratégico com a Rússia para discutir um novo mecanismo para desarmamento nuclear. Ele disse que Washington tem a intenção de se engajar, também, em conversações sobre controle de armas com a China.

O porta-voz enfatizou que todos os países responsáveis detentores de armas nucleares deveriam se juntar a um diálogo sobre controle de armas.

Um relatório elaborado por um instituto de pesquisa da Suécia mostra que, segundo dados de janeiro deste ano, a Rússia era o maior país detentor de ogivas nucleares, com 6.255. Os Estados Unidos tinham 5.550, e a China, 350.

O governo americano teme que o crescimento da China nesse setor possa afetar o equilíbrio da dissuasão nuclear global.

A chancelaria chinesa comentou o relatório do Pentágono, dizendo que a China vem limitando a escala de seu poderio nuclear ao nível mínimo necessário para segurança nacional.

Fonte: NHK

Sair da versão mobile