O ex-presidente norte-americano Donald Trump venceu as prévias republicanas em Iowa. O estado é o primeiro a fazer a consulta que irá definir quem será o adversário do presidente Joe Biden nas eleições em novembro. Trump recebeu 51% dos votos, o melhor resultado de um republicano no estado.
De Sanctis teve 21% dos votos. E Nick Haili, 19%. Apesar de ser um estado com pouco peso eleitoral, Iowa tem significado importante por ser o primeiro a realizar as prévias. Por isso ele costuma mostrar a tendência dos eleitores. No discurso de vitória, Trump prometeu se vencer as eleições em novembro, retomar a construção do muro na fronteira com o México.
Moradores da região de Donetski, na Ucrânia, fizeram filas para assinar um documento que autoriza o presidente da Rússia, Vladimir Putin, a concorrer as eleições marcadas para março. Em setembro do ano passado, a Rússia anunciou anexação de 4 territórios ucranianos e a participação das províncias nas eleições russas é uma forma de tentar legitimar o controle das áreas. A Ucrânia diz que essa anexação não tem base legal, nem reconhecimento internacional. Putin precisa reunir 300 mil assinaturas para ser candidato e concorrer ao quinto mandato presidencial.
* Com reportagem de Iara Balduíno, da TV Brasil.
Internacional Brasília 16/01/2024 – 18:59 Roberta Lopes – Repórter da Rádio Nacional Trump Biden Eleições EUA Ucrânia Rússia terça-feira, 16 Janeiro, 2024 – 18:59 1:47