Ícone do site Portal Capital Liberal

Festival Guarnicê de cinema completa 45 anos no Maranhão nesta semana

Festival Guarnicê de cinema completa 45 anos no Maranhão nesta semana

Começa nesta sexta-feira (23) a 45° edição do maior e mais antigo festival de cinema do Maranhão, o Festival Guarnicê. Até o final de setembro, serão quase 300 exibições em mostras competitivas, paralelas e especiais, com a participação de realizadores de todo o país, além de produtores ibero-americanos e de países de língua portuguesa. Três categorias são exclusivas para produtores maranhenses: videoclipe, reportagem audiovisual e filme publicitário.

O filme de abertura será “Marte Um”, do diretor Gabriel Martins. A história vencedora do festival de Gramado e que pode concorrer ao Oscar do próximo ano fala sobre uma família negra de classe média baixa, onde o filho pequeno sonha em colonizar o planeta Marte.

Marcos Fábio, vice-reitor da Universidade Federal do Maranhão, que organiza o festival, explica que desde 2020 o festival adotou o formato híbrido, presencial ou virtual. A ideia da programação deste ano é atender a todos os públicos, desde os interessados em games até em abordagens mais acadêmicas.

No ano passado, o festival teve 35 mil visualizações online de 42 países e quase 2 mil espectadores presenciais. A cerimônia de premiação acontece no dia 30.

Toda a programação é de graça de modo presencial em São Luís, na capital maranhense. A programação virtual pode ser encontrada na plataforma Guarnicê, ou no aplicativo “CineGuarnicê”.
Cultura São Luís (MA) 23/09/2022 – 13:13 Paula de Castro / Guilherme Strozi Gabriel Corrêa – Repórter da Rádio Nacional Festival Guarnicê Cinema Maranhão sexta-feira, 23 Setembro, 2022 – 13:13 113:00

Sair da versão mobile