



Exibições gratuitas de “A Constelação de Órion” acontecem no Teatro Joel Barcellos, espaço que homenageia o ator, falecido em 2018
O Teatro Municipal Joel Barcellos, em Rio das Ostras, será a sala da pré-estreia de “A Constelação de Órion” nesta quinta, 14, produzido pelo cineasta Allexandre Costa. O filme é estrelado pelo ator Joel Barcellos (falecido em 2018, aos 82 anos) no espaço que leva seu nome, em homenagem ao artista. Serão duas sessões gratuitas abertas ao público: 20h e 21h.
Gravado em Macaé e Rio das Ostras, o filme une mitologia grega, cultura africana e folclore brasileiro, explorando paisagens naturais e elementos culturais das duas cidades.
Com cerca de 30 minutos, a produção mistura cenas captadas em 2012 e 2024 com animações em 2D, criando um enredo que conecta passado e presente, com os mesmos atores em cena, antes crianças e agora, adultos. Entre os cenários registrados estão as praias, os costões rochosos e a marca dos petróglifos em Mar do Norte, além de áreas de restinga.
SINOPSE – Todo carnaval, na quarta-feira de cinzas, oito jovens se reúnem, com as mesmas fantasias, para celebrar as aventuras da infância. Mas as amizades são postas à prova, quando Diana insiste em ler sempre o mesmo livro “A Constelação de Órion”. Durante a leitura, são revelados paralelos entre as aventuras da obra e as vivências dos personagens no passado, conduzindo o espectador por um universo em que os personagens da fantasia e a realidade se entrelaçam. Entre as figuras que compõem o enredo estão o folclore brasileiro, como Curupira e Iara, e entidades da mitologia africana, como Xangô e Ogum.
A construção do filme também guarda um elemento inusitado: parte das cenas foi gravada há mais de uma década, quando os atores ainda eram crianças, e agora retorna com os mesmos intérpretes já adultos, reforçando o tema do ciclo da vida. O protagonista, Órion, é vivido por um ator homônimo, filho do diretor Allexandre Costa.
JOEL BARCELLOS – A obra ainda traz uma participação especial de Joel Barcellos (1936-2018. Joel foi um dos grandes atores do cinema brasileiro, com papéis marcantes em filmes como Jardim de Guerra (1970) e Copacabana Me Engana (1968). Na televisão ficou marcado pelo personagem do pescador Chico Belo na novela Mulheres de Areia (1993). Em Rio das Ostras, onde morou por quase três décadas até o fim da vida, foi homenageado dando nome ao Teatro Municipal.
O projeto é realizado por meio do fomento da Lei Paulo Gustavo de Macaé, uma iniciativa do Governo Federal voltada para o incentivo e fortalecimento da cultura em todo o País. A ação conta com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Macaé e da Prefeitura Municipal de Macaé.
FICHA TÉCNICA
Filme: “A CONSTELAÇÃO DE ÓRION”
Diretor: Allexandre Costa
Duração: 30 min
Produtora: All Art’s Estúdio de Criação
Elenco: Orion Motta, Evellyn Motta, Gabriel Azevedo, Daniel Richard, Ana Clara, Andrew Rocha, Emili Rocha, Irla Coelho e Iuri Coelho.
Músicas compostas por: Heverton Castro, Raiz do Sana, Portela, M.U.G., Alexander Takanara, Wrwin Wijayanto, Serge Pavkin, Tuky, Onoychenko, Lobsang Karma, Albert Paul, Tim Kulig, Arctsound e Dkfilms.
Trilha Sonora Original: Heverton Castro
Baseado no Livro “A Constelação de Órion”, de Allexandre Costa.
SERVIÇO
A Constelação de Órion
Gênero: filme
Dia 14 de agosto – quinta-feira
Sessões: 20h e 21h
Entrada franca
Classificação Livre