O circo toma conta do palco neste sábado (12) e domingo (13) no CriaSana. Nos Cavaleiros, o Festival Sardinha, Samba e Choro, contará com a presença do artesanato local que também leva o nome de Macaé para a Feira Rio Artes. Já a semana será marcada por exposições, lançamento de livro e exibição de cinema que celebram a diversidade artística em Macaé. Todos os eventos são gratuitos e realizados pela Secretaria de Municipal de Cultura ou com o apoio da pasta. Confira a programação completa do Giro Cultural:
CriaSana com programação para toda a família
No sábado (12), o público poderá participar de um Palco Aberto com apresentações e atividades circenses a partir das 12h. Às 15h, haverá contação de histórias com Mauro Menezes e Lu Maia, seguida de oficina de pintura com o artista Daniel Gabrielli, das 16h às 17h, na Biblioteca Comunitária Bem-te-vi.
Às 19h, o espetáculo Trupe da Floresta assume o palco com um show de circo para encantar crianças e adultos. A programação se repete no domingo (13), com palco aberto a partir das 12h e nova apresentação da trupe às 15h.
O domingo também conta com o projeto Domingo Sem Tela, das 16h às 18h, incentivando brincadeiras sem o uso de telas, seguido do Siriema Cineclube, das 18h às 19h, ambos na Biblioteca Bem-te-vi.Artesanato e literatura ganham espaço em Cavaleiros e na Feira Rio Artes
O Festival Sardinha, Samba e Choro, na orla dos Cavaleiros, contará com a participação de expositores de artesanato e literatura no fim de semana. A programação será aberta no sábado, a partir das 13h e segue no domingo (13), no mesmo horário. Já a Feira Rio Artes também recebe artesãos de Macaé no estande da Prefeitura. O evento acontece na Expo Mag, Cidade Nova, no Rio de Janeiro.Café Literário recebe lançamento de livro infantil
A edição de abril do Café Literário será nesta segunda-feira (14), às 19h, com o lançamento do livro “A Turma do Dino – Aprendendo a comunicar sem ferir”, da professora Gabriela Oliveira. O evento acontece no Solar dos Mellos (Rua Conde de Araruama, 248, Centro) com a presença da autora. A obra, voltada ao público infantil, aborda de forma lúdica e educativa a importância da comunicação não violenta, promovendo valores como empatia e respeito.
Gabriela Oliveira é professora da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Escola Municipal Paulo Freire e também atua na rede estadual no Polo de Formação do CIEP 393, na Aroeira. Na área cultural, preside o grupo Escritores Prata da Casa, que reúne autores de Macaé e região, além de integrar a comissão provisória de revitalização da Academia Macaense de Letras.Galeria Hindemburgo Olive recebe novas exposições
A partir de terça-feira (15), 19h, a Galeria Hindemburgo Olive, localizada na Praça das Artes (Av. Rui Barbosa, 780, Centro), abre as portas para as exposições “Animaginários”, de Ricardo Sepúlveda, e “Muda”, de Paulo. A iniciativa traz obras que exploram o universo da imaginação e da transformação, promovendo novas experiências visuais ao público. A visitação ficará disponível até o dia 15 de maio, em dias úteis e horário comercial.Solar recebe sessões de cinema com “A História de Caio Barnabé”
“A História de Caio Barnabé”, produção local contemplada pela Lei Paulo Gustavo, de incentivo à cultura, volta a ser exibida no Solar dos Mellos. A história traz um olhar sensível para temáticas como educação, fé e relações humanas. As sessões serão na quarta-feira (16), às 15h30 e às 19h.