Na China, um terremoto de magnitude 6,2 causou a morte de 127 pessoas na província de Ghansu. Outras 700 pessoas ficaram feridas.
O tremor ocorreu durante a madrugada, em uma região montanhosa, próxima à fronteira entre as províncias de Ghansu e Qinghai. O resgate dos sobreviventes tem sido difícil por causa do frio. A temperatura na região chegou a 14 graus negativos, nesta terça-feira (19). O terremoto também destruiu estradas e deslizamentos de terra impediram a entrada de equipes de salvamento em alguns locais.
Na Islândia, um vulcão entrou em erupção durante a madrugada, expelindo lava e fumaça. Moradores da cidade de Grindavík, a 3 km da montanha, tiveram que abandonar as casas. O escritório de meteorologia do país disse que a atividade do vulcão já começou a diminuir. A Islândia tem 32 vulcões ativos.
A ministra de Capital Humano da Argentina, Sandra Pettovello, afirmou que pessoas que participarem de manifestações e bloquearem estradas vão deixar de receber o benefício social, uma espécie de bolsa família do país.
Movimentos sociais marcaram manifestações nesta quarta-feira em toda a Argentina. Eles protestam contra as medidas de ajuste fiscal anunciadas pelo governo de Javier Millei, especialmente o fim de subsídios para energia e transporte.
* Com reportagem de Iara Balduíno.
Internacional Brasília 19/12/2023 – 20:22 Sheily Noleto / Pedro Lacerda Bianca Paiva – Repórter da Radio Nacional Giro de notícias Terremoto China Erupção Islândia terça-feira, 19 Dezembro, 2023 – 20:22 1:40