Ícone do site Portal Capital Liberal

Governo de SP assina carta do Cosud com compromissos pela Mata Atlântica

Governo de SP assina carta do Cosud com compromissos pela Mata Atlântica

Governo de SP assina carta do Cosud com compromissos pela Mata Atlântica

O vice-governador do Estado de São Paulo, Felicio Ramuth, participou da 13ª edição do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), em Curitiba, nesta terça-feira (19). O encontro reuniu governadores dos estados do Sul e Sudeste do Brasil. Como resultado, as autoridades assinaram a Carta de Curitiba, documento que firma uma série de compromissos pela proteção da Mata Atlântica.

A iniciativa faz parte de uma preparação conjunta dos estados brasileiros para a COP30, em Belém, no Pará, uma conferência global sobre mudanças climáticas. A 13ª edição do Cosud ocorreu durante a Conferência da Mata Atlântica.

Em seu discurso, Ramuth lembrou que a Mata Atlântica é o bioma predominante em São Paulo e concentra 5,4 milhões de hectares. Da vegetação nativa do estado preservada, 96% corresponde à Mata Atlântica. 

Além disso, ele lembrou de compromissos firmados no passado, em outras edições do Cosud: “Um ano e dez meses depois, trago números atualizados: são 17 milhões de mudas já plantadas pelo Estado, mudas nativas em 10 mil hectares, avançando para que a gente possa cumprir de forma concreta e diretiva o nosso compromisso conjunto.”

O vice-governador também destacou iniciativas de pagamento por serviços ambientais, como o programa voltado a comunidades indígenas. “O trabalho em São Paulo tem sido árduo, com foco na sustentabilidade e no meio ambiente, sempre olhando a área social e ambiental que têm que caminhar juntas.”

Carta de Curitiba

A Carta de Curitiba, aprovada no 13º encontro do Cosud, reforça o papel estratégico da Mata Atlântica, bioma presente em 17 estados e responsável por mais de 70% da população e 80% do PIB do país. 

O documento destaca iniciativas já em andamento, como o plantio de 35 milhões de mudas nativas, o uso de monitoramento por satélite, compensações financeiras por áreas preservadas, incentivo à educação ambiental e a criação de novas unidades de conservação. 

O texto aponta ainda para novos compromissos, como a criação do Fundo da Mata Atlântica, destinado à conservação e à formação de corredores ecológicos terrestres e marinhos, e a continuidade de incentivos à descarbonização. 

O post Governo de SP assina carta do Cosud com compromissos pela Mata Atlântica apareceu primeiro em Agência SP.

Sair da versão mobile