Ícone do site Portal Capital Liberal

Governo municipal dá destinação final às composições do VLT

Governo municipal dá destinação final às composições do VLT

Após estudos que apontaram a inviabilidade técnica e econômica de operação deste modal ferroviário, a atual gestão municipal está dando uma destinação final para as composições do Veículo Leve sobre Trilho (VLT). Após o leilão nº 001/2025 realizado em 19 de fevereiro e homologação da licitação, as duas composições foram arrematadas pela Secretaria de Infraestrutura do Estado do Ceará. As composições foram compradas pelo valor total de R$ 4mi. O transporte ficará a cargo do estado nordestino. Para não perder este ativo, adquirido anos atrás, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana trabalhou desde o início de 2021 para que o município chegasse a uma solução para esses equipamentos. Foram feitas manutenções periódicas desde 2021 para que as composições não se deteriorassem ainda mais.
“Vale salientar que no início da atual gestão tentamos viabilizar a operação de um modal ferroviário na cidade. Mas, infelizmente, depois de levantamentos técnicos e empresas contratadas para isso, a gente viu que seria inviável a operação desse equipamento. Toda a reforma da infraestrutura ficaria muito alta, algo em torno de 150 a 200 milhões de reais, refletindo em uma passagem caríssima, algo em torno de R$ 26”, explicou o secretário de Mobilidade Urbana, Jayme Muniz.
Depois de concluído os estudos que apontaram a inoperância desse modal ferroviário, e atendendo determinação do Ministério Público, foi tentada a venda para outros estados para que as composições não se deteriorassem ainda mais e até virassem sucata. Foram feitos leilões anteriores, que deram deserto. Até que esse ano, a empresa que ganhou o leilão dará uma destinação final para as composições.
“Chegamos ao final dessa etapa e este recurso arrecadado será destinado a outras ações no município. Lembrando que a Mobilidade Urbana vai continuar avançando nas ações de trânsito e transporte para melhoria da qualidade de vida da nossa população”, concluiu Jayme Muniz.

Sair da versão mobile