Ícone do site Portal Capital Liberal

Hidrelétrica Santo Antônio volta a operar com melhora de nível de rio

Hidrelétrica Santo Antônio volta a operar com melhora de nível de rio

A hidrelétrica Santo Antônio, localizada em Rondônia, voltou a operar nesta segunda-feira (16).

Em fato relevante ao mercado, a empresa informou que a operação da usina voltou a operar após o aumento do nível do Rio Madeira nos últimos dias.

Notícias relacionadas:

  • Rio Madeira tem menor nível em 56 anos, diz Agência Nacional de Águas.
  • Saúde anuncia R$ 225 milhões para o Amazonas em meio à seca histórica.
  • Lula faz reunião com ministros para discutir chuvas em SC e seca no AM.

“Devido ao aumento da vazão do Rio Madeira nos últimos dias, os limites operacionais da Hidrelétrica Santo Antônio foram restabelecidos e, em alinhamento com o Operador Nacional do Sistema Elétrico, a operação foi retomada”, diz a nota divulgada pela empresa.

A usina havia interrompido a operação no último dia 2 de outubro diante da baixa dos níveis do rio Madeira de aproximadamente 50%.

A Hidrelétrica de Santo Antônio é uma das maiores geradoras de energia do Brasil. As 50 turbinas têm potência instalada de 3.568 megawatts. Em 2022, a Usina de Santo Antônio ocupou a quarta posição no ranking de geração de energia.

Foi a segunda vez que a hidrelétrica parou totalmente as operações. A primeira vez foi em 2014, durante a cheia histórica do Rio Madeira, um dos principais afluentes da bacia do Amazonas, que banha os estados de Rondônia e do Amazonas. 

Sair da versão mobile