




Projeto é desenvolvido na Escola Municipal Profª Marinete Coelho de Souza
O contato com a terra e o cultivo de alimentos vêm transformando a aprendizagem de alunos em Cantagalo, na zona rural de Rio Ostras. A Escola Municipal Profª Marinete Coelho de Souza desenvolve uma horta comunitária, cuidada coletivamente por 20 alunos do 4º ano. Além de alimentos, o espaço proporciona avanços na escrita e leitura dos estudantes participantes, fortalecendo as práticas pedagógicas e a cultura agrícola.
O projeto foi pensado para auxiliar os estudantes com defasagens. O objetivo é ofertar uma experiência prática, com a valorização dos conhecimentos da zona rural. Além de fortalecer as práticas educacionais, a iniciativa evidencia a importância da agricultura familiar na alimentação e na vida cotidiana dos alunos.
De acordo com a direção escolar, os alunos participam de todas as etapas do cultivo, desde a escolha das hortaliças plantadas até a distribuição dos alimentos. As atividades têm a organização, acompanhamento, mediação e incentivo das professoras Selma Maria Oliveira Lins e Andrea Pessanha de Souza Coutinho.
“Os alunos compartilharam o que já sabiam sobre o plantio, agricultura e suas vivências no campo. Coletivamente, decidiram plantar alimentos comuns em suas casas, como alface, cebolinha e coentro”, contou a diretora da unidade escolar, Glória Escafura.
A preparação da terra contou com o apoio do Departamento de Agropecuária, ligado à Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca. “As sementes e mudas foram plantadas a partir das explicações sobre os cuidados necessários e o desenvolvimento de cada planta. Os alunos, organizados em grupos, ficaram responsáveis pela rega e pela manutenção da horta, aprendendo sobre rotina, compromisso e responsabilidade”, explicou a diretora.
Finalizando o ciclo do cultivo, a colheita dos alimentos foi cercada de simbolismo e registros de toda evolução – na terra e no aprendizado dos alunos. Todas as etapas da horta foram catalogadas pela turma com cartazes, registros orais e escritos, além de um diário coletivo com desenhos e observações sobre o crescimento das plantas.
“Os alimentos colhidos foram cuidadosamente separados e doados aos funcionários da escola, como forma de agradecimento e reconhecimento pelo trabalho diário de todos. Essa ação reforçou valores de empatia, solidariedade e respeito”, concluiu Glória.
INTEGRAÇÃO – A horta escolar é a prova de que educação e agricultura podem andar de mãos dadas. O alinhamento entre práticas possibilitou, além dos avanços no ensino, a valorização dos saberes rurais, fortalecendo o sentimento de pertencimento e a valorização da cultura agrícola na comunidade de Cantagalo.
Com a valorização dos saberes rurais, os alunos reconhecem suas origens e experiências familiares, gerando a integração escola-comunidade, com fortalecimento dos laços entre alunos, professores, famílias e setor agrícola.
A manutenção da horta desenvolveu, ainda, valores como responsabilidade, colaboração, empatia e solidariedade, além de conscientização sobre alimentação saudável e a importância da agricultura familiar.