A empresa de telecomunicações Huawei Zimbábue lançou na segunda-feira a edição 2022 do programa Seeds for the Future (Sementes para o Futuro, em tradução livre), no qual 30 estudantes universitários de graduação passarão por um curso de treinamento virtual com duração de uma semana para aprimorar seus conhecimentos e habilidades em tecnologia de informação e comunicação (TIC).
Ao longo de oito anos no Zimbábue até o momento, o programa evoluiu à medida que continua nutrindo e reforçando as competências em TIC para estudantes do ensino superior e profissionais de TIC.
Além de ajudar os beneficiários a fechar a lacuna entre teoria e prática e dominar as habilidades necessárias, o programa também incentiva países de diferentes regiões a participar da construção de comunidades digitais.
“O evento de hoje é sobre nutrir a liderança jovem no setor de TIC. Em nossos 25 anos de operação no Zimbábue, isso sempre foi nossa prioridade promover o empoderamento local e a capacitação, enquanto trazemos a melhor tecnologia e soluções para ajudar o glorioso e ambicioso plano principal de desenvolvimento nacional”, disse Wei Qingtao, diretor-administrativo da Huawei Technologies no Zimbábue, no lançamento.
O programa Seeds for the Future é o maior programa global de responsabilidade social corporativa da Huawei, que busca desenvolver talentos locais em TIC, aprimorar a troca de conhecimento e promover melhor entendimento do setor de telecomunicações entre os jovens nos países onde opera.
Após o surto da pandemia de COVID-19 em 2020, o programa foi realizado virtualmente com 12.413 estudantes de 137 países e regiões ao redor do mundo beneficiados, disse Wei.
Ele elogiou a forte parceria entre sua empresa e o governo do Zimbábue no âmbito do programa.
“Desde que o programa Seeds for the Future foi lançado em 2015 no Zimbábue, a Huawei, os Ministérios e as universidades locais trabalharam conjuntamente para oferecer a oportunidade de aprender sobre tecnologias de TIC de ponta e cultura chinesa para mais de 80 estudantes de graduação do Zimbábue. Isso é uma competência inestimável em qualquer currículo ao procurar um emprego após a formatura”, disse Wei.
Ele disse que o programa deste ano acontecerá de 13 a 20 de setembro e oferecerá muita experiência aos alunos com aulas de tecnologia e liderança, além de vivências culturais chinesas, passeio corporativo internacional e comunicação com colegas ao redor do mundo.
Os participantes também receberão treinamento e conhecerão a liderança na prática, tendências do setor e as últimas tecnologias de TIC, como 5G, LTE e computação em nuvem, por meio de palestras abrangentes on-line e ao vivo de especialistas da Huawei e convidados externos.
Além do programa Seeds for the Future, a Huawei também apoia a transformação digital do Zimbábue por meio de programas de busca de talentos, como a Huawei ICT Academy e a Huawei ICT Competition.
Os prêmios e cerimônias de encerramento do concurso de TIC 2021-2022 foram realizados em Shenzhen, China, no dia 25 de junho de 2022, e atraíram 150.000 estudantes de mais de 2.000 universidades e faculdades em 85 países em todo o mundo.
A equipe da Huawei ICT Academy da Universidade do Zimbábue, composta por Oscar Bosha, Evelyn Chipangura e Ryan Fadzai Mboma, ganhou o prêmio de terceiro lugar no concurso.
Em reconhecimento ao trabalho impressionante que algumas das universidades parceiras estão fazendo, a Huawei Zimbábue doou na segunda-feira equipamentos de treinamento em TIC à Universidade do Zimbábue e ao Centro de Aprendizado TelOne.
O lançamento deste ano também incluiu uma feira de empregos de TIC que foi projetada para promover o talento local em TIC certificado pela Huawei para parceiros da empresa oferecer a eles a oportunidade de avançar em suas carreiras e enriquecer ainda mais o ecossistema de talentos da Huawei, nutrindo e reconhecendo o valor dos talentos na área.
Na feira de empregos, os alunos tiveram a oportunidade de fazer entrevistas no local com parceiros da Huawei, o que rendeu uma experiência valiosa conforme entram no mercado de trabalho.
Vários representantes de organizações parceiras da Huawei participaram da feira.
Falando no mesmo evento, Wang Wei, conselheira da embaixada chinesa no Zimbábue e esposa do embaixador chinês no Zimbábue, Guo Shaochun, disse que era ótimo ver os vínculos entre Zimbábue e China no setor de TIC aumentando.
“No ano passado, eu estava aqui para ver 30 estudantes de TIC das melhores universidades do Zimbábue tendo oportunidades de estudar na China”, disse Wang. “Estou satisfeita em ver um número maior de engenheiros do Zimbábue aproveitando a oportunidade para abordar a tecnologia de ponta e conhecer uma cultura diferente na China. Além disso, desejo que o programa Seeds for the Future avance ainda mais na tecnologia de ponta no setor do Zimbábue”.
Wang entregou uma doação da Huawei Zimbábue e da Embaixada da China à primeira-dama do Zimbábue e patrona do programa Seeds for the Future, Auxillia Mnangagwa para sua organização de caridade, Angel of Hope Foundation.
A primeira-dama elogiou a Huawei por seu apoio no treinamento de estudantes de TIC e pelo suporte à sua organização de caridade.
Outros palestrantes de alto nível no evento incluíram o ministro de TIC do Zimbábue, Jenfan Muswere, e o ministro do Ensino Superior e Terciário, Amon Murwira, que elogiou o programa da Huawei e pediu que os alunos aproveitem a oportunidade para ajudar o Zimbábue a construir uma economia digital e a alcançar sua visão de se tornar uma economia de renda média até 2030.
Agência Xinhua