A transformação digital tem mudado vários aspectos da nossa vida. Hoje em dia, a tecnologia tem estado cada vez mais presente em nosso dia a dia e tem sido uma aliada nas relações de trabalho e pessoais. No entanto, a vulnerabilidade dos sistemas de comunicação tem colocado em cheque todo o avanço tecnológico e gerado uma constante preocupação com a segurança dos usuários.
Diante deste cenário, o Inatel e a multinacional chinesa Huawei , promoveram o Fórum Nacional de Cibersegurança, evento que reuniu membros dos setores público e privado para discutir estratégias de como proteger os cidadãos nessa nova dinâmica do mundo digital. A abertura do evento contou com a participação do diretor do Inatel, Carlos Nazareth Motta Marins; do CEO da Huawei, Sun Baocheng; do secretário de Empreendedorismo e Inovação do MCTI, Paulo Alvim, do prefeito de Santa Rita do Sapucaí, Wander Wilson Chaves e do presidente da Anatel, Leonardo Euler.
Na sequência, o painel “A Relevância da Segurança Cibernética e Proteção de Dados para um Mundo em Transformação Digital”, contou com as contribuições de Leonardo Euler, presidente da Anatel; Ildeu Borges, gerente de Regulação da Conexis; Thales Marçal Vieira Netto, diretor de Gestão e Tecnologia da Informação do CNPq; Milton Kaoru Kashiwakura, diretor de Projetos do NIC.br; e Marcelo Motta, diretor de Soluções e Segurança Cibernética da Huawei para a América Latina.
O Fórum marcou os seis meses de atividade do Centro de Segurança Cibernética do Inatel – CxSC Telecom que tem a missão de desenvolver ações, projetos e programas nas áreas da Educação, Pesquisa Aplicada, Testes e Certificações e Serviços na área. “O Fórum Nacional de Cibersegurança é um momento bastante especial para nossa instituição e todos os parceiros nesta iniciativa. Vivemos um momento bastante especial para todo e qualquer setor da economia, afinal de contas, a tecnologia 5G é diferente de todas as outras tecnologias de Telecomunicações. O 5G vai atender às necessidades de todo o setor produtivo”, afirma o professor Carlos Nazareth.
Fonte: Inatel