Portal Capital Liberal

Inspira Ecoturismo: Oficina fomenta ideias de negócios relacionadas ao Cerrado e Pantanal

Como parte da programação, o Seminário Inspira Ecoturismo, maior evento do segmento do Brasil, promoveu, nessa quinta-feira (12), uma maratona de ideias voltada para estudantes, pesquisadores e empreendedores interessados em desenvolver ideias de negócio relacionadas aos biomas presentes em Mato Grosso do Sul e alavancá-las por meio dos programas Inova Cerrado e Inova Pantanal – uma iniciativa do Sebrae para incentivar projetos inovadores que contribuam para o desenvolvimento sustentável das regiões.

De acordo com a diretora-técnica do Sebrae/MS, Sandra Amarilha, o intuito é fomentar a inovação e o empreendedorismo.

Queremos incentivar a criação de soluções que possam se transformar em negócios promissores. Ao ser selecionado pelos programas, o empresário ou pesquisador recebe acompanhamento para concretizar essa ideia e contribuir com as comunidades. Dessa forma, apoiamos novos negócios que irão auxiliar a alavancar a economia local e promover o desenvolvimento sustentável dos territórios.

Sandra Amarilha, diretora-técnica do Sebrae/MS

A atuação do Sebrae/MS de fomento a inovação é feita em parceria com o Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Tecnologia e Inovação (Semadesc) e da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia (Fundect). Segundo o diretor-presidente da Fundect e conselheiro do Sebrae/MS, Márcio Pereira, a iniciativa é um passo importante para incentivar a criação de soluções para a região.

Márcio Araújo, diretor-presidente da Fundect e conselheiro do Sebrae/MS, destacou a importância da maratona para o fomento à inovação no Estado.

Promovemos aqui um momento de ideação. Trabalhar esses biomas exige falar de bioeconomia e biodiversidade, então, o caminho para buscar soluções está nas comunidades, na natureza, e trazer essas ideias para o mercado por meio de investimentos. Então, nosso intuito aqui é orientar e trabalhar para que essas novas ideias participem desse edital e desse momento de investimento em inovação do Sebrae e das fundações que fomentam pesquisas.

Márcio Araújo, diretor-presidente da Fundect e conselheiro do Sebrae/MS

Maratona de ideias

Realizada na sala multiuso do Centro de Convenções de Bonito, a Maratona de Ideias foi uma oportunidade para conectar estudantes, pesquisadores e empreendedores em torno de um objetivo comum: encontrar soluções inovadoras que possam beneficiar tanto a economia quanto o meio ambiente das regiões do Pantanal e Cerrado.

Com uma programação dinâmica, a maratona começou com a formação de grupos e promoveu a integração entre os participantes para reunir para discutir os principais desafios. A fase de desenvolvimento das ideias contou com mentoria especializada, oferecendo suporte técnico para alinhar as soluções e definir o, público-alvo, além de orientar os participantes sobre como preparar um pitch de apresentação dos projetos e das propostas.

Participantes se dividiram em grupos para pensar em soluções para os desafios enfrentados nos biomas Cerrado e Pantanal.

Dores Cristina Grecchi, professora do curso de Turismo da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) de Dourados, avaliou a maratona como uma experiência de aprendizado prático e inovador que ela pretende replicar em sala de aula. “A oficina permitiu que nós aprendêssemos fazendo. Isso é algo bastante importante, bastante inovador. E nesse aprender fazendo, nós percebemos o potencial que, enquanto professoras da universidade, temos em mãos para replicar essas metodologias e fomentar o empreendedorismo lá nas nossas bases. Acho que essa foi a grande conquista desse momento que participamos”, relatou a docente.

Outra participante foi Bárbara Palomanes Rasslan, criadora de moda e empresária do setor de confecção, desenvolve produtos com foco em uma moda atemporal que se mantenha relevante, minimizando assim o impacto negativo no meio ambiente e promovendo uma abordagem mais consciente e responsável para a indústria do segmento.

“Eu sou do ramo da moda, e mesmo sendo um evento voltado para o turismo, absorvi muita coisa interessante para poder aplicar dentro da minha grife. Foi uma tarde enriquecedora, tanto em termos de conhecimento quanto de troca de culturas e experiências” relatou a empreendedora.

Segundo a analista técnica do Sebrae/MS Laís Hokama o intuito foi integrar empreendedores e pesquisadores no processo de criação de ideias. Ela esclarece que a maratona oferece um suporte fundamental para a validação das propostas e permite que os grupos estejam preparados para receber o fomento proposto pelos editais para alavancarem o negócio.

Estudantes, pesquisadores e empreendedoras participaram da Maratona de Ideias durante o Seminário Inspira Ecoturismo, em Bonito.

“Esse movimento com olhar para a bioeconomia é recente e esses editais são de extrema importância para fomentar as empresas que surgem desse viés econômico. Tivemos bastante diversidade em relação ao tema, com startups de tecnologia, reciclagem e projetos de educação ambiental, então a gente tem ideias para diversos segmentos e a gente precisa dar suporte para essas empresas, para que elas consigam desenvolver”, ressaltou a analista.

Os projetos inscritos devem estar relacionados a áreas como Agricultura e Pecuária; Alimentos e Bebidas; Bioenergia e Biocombustíveis; Casa e Construção; Comunicação e Entretenimento; Ecoturismo; Floresta; Fármacos, Fitoterápicos e Nutracêuticos; Higiene, Perfumaria e Cosméticos; Logística e Mobilidade; Moda e Design; Químicos e Novos Materiais e Tecnologia da Informação. Para se inscrever e conferir o edital, os interessados podem acessar os sites: bit.ly/inovacerradoid2024 e bit.ly/inovapantanalid2024.

Inspira Ecoturismo

Com o tema “Construindo Novos Destinos”, o Inspira Ecoturismo chega à sua terceira edição, entre os dias 10 a e 14 de setembro, em Bonito. O evento é uma iniciativa do Sebrae/MS, por meio do Polo Sebrae de Ecoturismo, com cinco dias intensos de aprendizado, networking e exploração de destinos turísticos. É uma oportunidade única para empreendedores e gestores do setor se conectarem, trocarem experiências e descobrirem novas práticas e inovações.

Mais informações aos empreendedores estão disponíveis no portal do Polo Sebrae de Ecoturismo, em ecoturismo.ms.sebrae.com.br ou por meio da Central de Relacionamento do Sebrae, no número 0800 570 0800.

Sair da versão mobile