O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) no Canadá subiu 7,6 por cento em relação à julho do ano passado, abaixo do ganho de 8,1 por cento em junho, anunciou a Statistics Canada na terça-feira.
A desaceleração foi resultado do menor crescimento anual dos preços da gasolina, afirmou a agência nacional de estatísticas, acrescentando que, excluindo a gasolina, os preços subiram 6,6 por cento ao ano em julho, contra um aumento de 6,5 por cento em junho, devido à pressão ascendente sobre os preços base ampla.
Os preços da gasolina subiram 35,6 por cento ao ano em julho, após um aumento de 54,6 por cento em junho. Os consumidores pagaram 9,2 por cento menos pela gasolina em julho em comparação com o mês anterior, a maior queda mensal desde abril de 2020, informou a agência.
Em uma base mensal, o IPC subiu 0,1 por cento em julho, o sétimo aumento mensal consecutivo. Em uma base mensal com ajuste sazonal, o IPC subiu 0,3 por cento. Ambos os ganhos foram os menores, respectivamente, desde dezembro de 2021, afirmou a agência.
Segundo a agência, enquanto os preços da gasolina caíram mensalmente em julho, os preços de outros bens não duráveis, como gás natural e mantimentos, subiram. Os aumentos de preços para serviços presenciais, como voos, refeições em restaurantes e estadias em hotéis, contribuíram para o aumento ao mês.
Em média, os aumentos de preços continuaram superando o aumento homólogo dos salários por hora, que registou 5,2 por cento em julho. Embora a inflação ao consumidor tenha continuado superando o crescimento dos salários, a diferença no poder de compra foi menor do que em junho, afirmou a Statistics Canada.
Agência Xinhua