Ícone do site Portal Capital Liberal

Líder do Movimento de Invasão de Terras é preso em São Paulo

Líder do Movimento de Invasão de Terras é preso em São Paulo

José Rainha, líder do Movimento de Invasão de Terras, foi preso em Mirante do Paranapanema, região do Pontal do Paranapanema (SP), juntamente com Luciano de Lima, acusados de extorsão de proprietários rurais da região. As operações foram realizadas em cumprimento de mandados de prisão preventiva autorizados pela Justiça, de líderes de movimentos de invasão de terras. Armas supostamente usadas em conflitos agrários também foram apreendidas.

Em outro inquérito, foram apreendidos dois fuzis calibre 556, duas espingardas calibre 12 e uma calibre 357, após buscas a pessoas que expulsavam invasores de terras.

A FNL confirmou a prisão de Rainha e Lima, porém, atribuiu as detenções à “jornada de ocupações do Carnaval Vermelho”. O movimento afirmou que a prisão tem “cunho político” e exige a imediata liberdade dos detidos.

O MST afirmou que dezenas de invasões podem ocorrer em todo o país em abril, caso o governo não apresente um plano nacional de reforma agrária que contemple um cronograma de assentamentos durante todo o governo Lula. O movimento cobra também a aceleração das nomeações para as superintendências regionais do Incra, órgão responsável pelos assentamentos.

Sair da versão mobile