Líderes do mundo retornaram a Nova York para participar da Assembleia Geral das Nações Unidas. No ano passado, a pandemia do coronavírus os obrigou a realizar as reuniões online.
António Guterres, secretário-geral das Nações Unidas, disse aos participantes que é fácil perder a esperança em vista do estado das mudanças climáticas, conflitos e o coronavírus. Contudo Guterres lembrou-lhes que eles seguem com esperança em concretizar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Os representantes estabeleceram as metas em 2015. Elas incluem acabar com a pobreza, combater a mudança climática e promover comunidades pacíficas e inclusivas.
Entretanto, autoridades da Organização Mundial da Saúde dizem que 73% das doses de vacinas em todo o mundo foram administradas em apenas 10 países. Guterres quer que 70% da população mundial seja vacinada até meados de 2022.
Guterres e o primeiro-ministro britânico Boris Johnson organizaram uma mesa redonda para discutir questões climáticas. Eles exortaram os países a estabelecerem metas mais ambiciosas para reduzir as emissões de gases nocivos. Eles querem também preparar o caminho para a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, ou COP26, cujas reuniões terão início no mês de outubro em Glasgow, na Escócia.
Fonte: NHK